Recife tem campanha de combate à tuberculose a partir desta segunda
Terceira capital no Brasil com maior incidência de tuberculose e segundo lugar em em mortalidade, o Recife lança, nesta segunda-feira (11), às 9h, uma campanha com ações de diagnóstico e combate à doença. O objetivo da secretaria municipal de Saúde é reduzir o abandono do tratamento e aumentar o porcentual de cura.
No dia de abertura da campanha, os recifenses poderão fazer a baciloscopia de escarro, exame principal no diagnóstico da tuberculose pulmonar, para encaminhar quem tiver resultado positivo para o tratamento, que dura seis meses.
As ações continuam da terça (12) à quinta-feira (14) no Complexo Prisional do Curado, o antigo Aníbal Bruno, na Zona Oeste do Recife. Os detentos também poderão fazer a baciloscopia de escarro, além de receber orientações sobre a transmissão e os sintomas da tuberculose e o tratamento.
Os sintomas mais comuns são tosse seca e contínua, seguida de secreção por mais de quatro semanas. Há também cansaço excessivo, febre geralmente no fim da tarde, com suir noturno, emagrecimento acentuado e falta de apetite.
Nos casos graves, alguns sintomas são dificuldade respiratória, eliminação de sangue, colapso no pulmão e dor torácica. A transmissão é feita quando o doente expele a bactéria ao falar, espirrar ou tossir. O Jornal do Commercio já fez uma reportagem especial sobre o assunto.
Do NE 10