Chuva contraria meteorologia no Pajeú – Veja este e outros destaques no Rádio Vivo deste sábado (04)
Chuva contraria meteorologia no Pajeú
Mesmo com as previsões dos institutos meteorológicos apontando que a chuva só voltaria na próxima 2ª feira, o líquido precioso caiu com intensidade em Itapetim.
No Ventre Imortal da Poesia na noite da 5ª feira, choveu á noite na cidade 12,5mm; na comunidade rural de Prazeres foram 19mm e na Fazenda Manopla perto do Distrito de São Vicente a chuva foi muito boa, atingindo 70 mm.
Outras informações dão conta de que na nascente do rio Pajeú, em Brejinho na zona rural das Lages, teria chovido durante 30 minutos.
[divider]
Chuvas ainda não livraram Itapetim e Brejinho de colapso no abastecimento
Mesmo com as últimas chuvas registradas na região a situação pouco mudou nas cidades do sertão do Pajeú. Em Itapetim as barragens de Mãe d’água, Caramucuqui, e Boa Vista, continuam secas e o abastecimento da cidade com carro pipa iniciado em 2013 já soma 19 meses.
Brejinho, onde nasce o Rio Pajeú, a barragem de Serraria não tomou água, e os moradores continuam com a lata d’água na cabeça. São Jose do Egito, a barragem de São Jose do Egito II recebeu água para mais 90 dias; Solidão saiu do colapso com as chuvas que caíram no município; Santa Terezinha com água na barragem do Tigre, a água voltou à torneira.
O Açude de Bonsucesso em Tuparetama tomou água e a cidade deu uma pausa no abastecimento que recebia da Barragem do Rosário. Das cidades da região, Afogados da Ingazeira com água de Brotas (24%) de sua capacidade, adutora do Pajeú e a água dos poços profundos de Fátima de Flores, garantem água na torneira com frequência.
[divider]
Uma chuva que passou por Afogados
Não tinha previsão, mas a chuva caiu ontem por volta da meia noite em Afogados da Ingazeira. Foi chuva para apagar a poeira, mais que caiu, caiu.
[divider]
Arcoverde, Araripina e Salgueiro receberão novos cursos de medicina
O governo federal selecionou 22 cidades onde serão criados 22 novos cursos de medicina no Brasil. Em Pernambuco, os municípios de Araripina, Arcoverde e Salgueiro (todos no Sertão do Estado) receberão as novas unidades de ensino do curso.
Ministério da Saúde anuncia novo edital de residências em medicina de família. As prefeituras terão o prazo entre os dias 13 e 24 de abril para confirmar a participação no site do ministério da Educação. A ampliação do número de cursos de medicina ofertados pelo governo federal faz parte de uma estratégia do Programa Mais Médicos.
A abertura de novos centros de formação acontecerá nas localidades onde há defasagem no número de profissionais da área de saúde. Esta é a segunda seleção de municípios que ofertarão o curso de medicina desde que o Mais Médicos foi criado.
[divider]
Missa do Lava-Pés reúne fiéis na Catedral de Afogados da Ingazeira
Na noite da Quinta-Feira Santa aconteceu na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios a tradicional Missa Vespertina da Ceia do Senhor e Lava-Pés. A cerimônia faz memória ao momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos antes de ser preso.
Dom Egídio repetiu o gesto de humildade de Jesus, lavou e beijou os pés de algumas mulheres que prestam serviços à Igreja (pastorais) e a comunidade. Às 17h teve início na Catedral a Celebração da Paixão do Senhor, seguida de procissão do Senhor Morto.
A Sexta-feira da Paixão, 3 de abril, é o único dia do ano em que não se realizam missas em nenhuma igreja católica do mundo. O rito é composto por Celebração da Palavra (leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão.
Em seguida, os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorreu as ruas de Afogados da Ingazeira.
[divider]
Aécio supera Lula em pesquisa
O desgaste do Governo Dilma atinge por tabela o ex-presidente Lula, que está de olho no Palácio do Planalto nas eleições de 2018. Se a sucessão presidencial fosse hoje, o petista perdia a eleição para Aécio Neves.
Pesquisa do Instituto Paraná aponta que o tucano teria em média 38% dos votos. Marina (Rede) teria cerca de 26% e os petistas Lula e Dilma em torno de 18% e de 16%, um quadro bastante adverso.
[divider]
Todos por PE está chegando ao Agreste
O governador Paulo Câmara, que passa o feriadão da Semana Santa em Gravatá, retoma a programação do seminário “Todos por Pernambuco” na próxima quinta-feira por Surubim, seguindo na sexta para Garanhuns e no sábado Caruaru. Cumpre, assim, a primeira etapa do Agreste depois de percorrer todas as regiões do Sertão.
[divider]
Dilma fora do segundo turno
Se a eleição para presidente da República fosse hoje, Dilma Rousseff (PT) sequer iria ao 2º turno. A batalha final seria travada entre Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB). É o que diz levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, por encomenda da revista “Época”, em 152 municípios brasileiros entre os dias 26 e 31/03.
Aécio bateria Marina e seria o novo ocupante do Palácio do Planalto. Marina, mesmo convidada, não quis aparecer no horário político do PSB.
[divider]
São José do Egito: UBS sem energia
O vereador da oposição Beto de Marreco diz não se conformar com o fechamento da Unidade Básica de Saúde do São Borja, bairro do município de São José do Egito esta semana.
“Denunciei na Câmara de Vereadores porque foi um absurdo. Muita gente teve que voltar da porta porque por falta de pagamento a energia foi cortada”. O problema foi resolvido depois do imbróglio, mas, diz o vereador, o prejuízo já estava feito.
[divider]
Sucessão está na pauta dos debates em Serra Talhada
Quem passa hoje por Serra Talhada tem a impressão de que a eleição para a escolha do substituto do prefeito Luciano Duque (PT) será amanhã, porque na cidade não se fala em outra coisa.
E é porque o ex-deputado Inocêncio Oliveira, maior líder político do município, está recluso no Recife.
[divider]
Prefeito de Araripina dá 15% de reajuste aos professores
O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), anunciou neste final de semana um reajuste de 15% no salário dos professores da rede municipal.
O percentual é superior ao reajuste concedido pelo governo federal e maior que os 13,1% concedidos pelo governador Paulo Câmara aos professores da rede estadual que ganham abaixo do piso.