Plano da Prefeitura de SP prevê 1,4 mil km de vias para bikes até 2030

Estudo está aberto a consultas, sugestões e críticas. 

Veja as metas propostas para 2016, 2024 e 2030.

Do G1 São Paulo

A Prefeitura vai promover um encontro para discutir no sábado (11) o plano de mobilidade urbana para bicicletas até 2030 na cidade de São Paulo. O estudo que será apresentado para debates trata da ampliação da rede de ciclovias e ciclofaixas pelos próximos 15 anos. O plano prevê a conclusão de mais de 1,4 mil quilômetros de vias para bicicletas na cidade.

O projeto inclui as conexões entre as rotas, a integração com outros meios de transporte e os espaços para instalação de estacionamentos para bicicletas. No sábado (11), o encontro conduzido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) será na Uninove da Liberdade.

Metas até 2030
A conclusão dos 1,4 mil quilômetros de ciclovia está dividida em três períodos: 2016, 2024 e 2030.

Para o Instuto CicloBr, o plano de mobilidade “é uma abertura” para escutar a voz da sociedade. O documento é estudado há duas semanas e os ativistas preparam uma proposta devolutiva à apresentada pela gestão Haddad.

O diretor de participação da Ciclocidade, Daniel Guth, afirma que a política nacional de mobilidade urbana, aprovada em 2012, estabelecia um prazo bastante largo para que os municípios criassem seus planos de mobilidade.

Segundo ele, de maneira geral, os municípios do Brasil inteiro demoraram a apresentar seus planos e São Paulo não foi diferente.

“Nós nos organizamos antes para estudar uma proposta de plano de mobilidade no capítulo bicicletas. Fizemos esse estudo e na semana passada tivemos a apresentação da CET. Eu acho que foi um plano bem construído, ele precisa aprofundar algumas questões, mas ele tem metas bastante ousadas. Ele é bastante convergente com o que a gente gostaria”, afirmou.

bike

Bicicletas compartilhadas
As metas para o sistema de bicicletas compartilhadas devem abranger 20% da cidade até 2016, 60% até 2024 e 100% até 2030.

Estacionamento para bicicletas
Para os estacionamentos de bicicletas, as metas são: até 2016: instalar no mínimo 4 mil paraciclos; até 2024: implantar bicicletários na área interna de todos os novos terminais e estações de transporte público coletivo; adequar sempre que viável a implantação de bicicleetários nas estações existentes de transporte público coletivo; instalar pelo menos um bicicletário público na área de cada uma das 32 subpefeituras. Até 2030: implantar bicicletários na área interna de todos os novos terminais e estações de transporte público coletivo.

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