Papa Francisco diz que cristãos não devem acumular riquezas
O papa Francisco disse nesta terça-feira que os cristãos não devem acumular riquezas, e sim colocá-las a serviço de quem precisa, segundo explicou em sua homilia na missa matutina em sua residência Casa Santa Marta.
A comunidade cristã ‘mostra que renasceu no Espírito Santo quando é uma comunidade que busca a harmonia’, não a divisão interna; ‘quando busca a pobreza’, ‘não a acumulação de riquezas para si, porque as riquezas são para o serviço’, segundo informou a ‘Rádio Vaticano’.
‘Se eu tenho o que tenho, devo administrá-lo bem pelo bem comum e com generosidade’, disse o pontífice ao afirmar que os cristãos devem pedir ‘a graça da pobreza’.
A referência utilizada pelo papa Francisco para sua homilia da missa desta terça-feira se baseou na passagem dos Atos dos Apóstolos que descreve a vida da primeira comunidade cristã, explicou a rádio no resumo do discurso.
O papa afirmou que existem dois sinais do que denominou ‘renascimento em uma comunidade’ e disse que o primeiro deles é ‘a harmonia’.
Para o pontífice, o segundo sinal é ‘o bem comum, ou seja: ‘nenhum entre eles estava necessitado, nenhum considerava de sua propriedade aquilo que lhes pertencia, estava a serviço da comunidade. Sim, alguns eram ricos, mas a serviço”, disse citando a passagem sobre a qual formulou sua homilia em referência à primeira comunidade de cristãos.