Sevilla terá que quebrar tabu histórico para avançar à final da Liga Europa
O Sevilla, que vai enfrentar a Fiorentina na semifinal da Liga Europa, nunca conseguiu vencer em competição oficial uma equipe italiana, contra os quais tem um balanço de três derrotas e um empate em quatro confrontos.
A primeira vez que o time espanhol enfrentou uma equipe italiana foi nas oitavas de final da Copa da Uefa 2004-2005, quando o Parma empatou em 0 a 0 no Sánchez Pizjuán e obteve sua classificação ao vencer por 1 a 0 o jogo de volta.
Na Supercopa da Europa de 2007, que o Sevilla disputava como campeão da Uefa, o Milan derrotou em 3 a 1 em Mônaco um time andaluz que abriu o placar com gol do brasileiro Renato, mas que foi superado no segundo tempo pelos gols de Inzaghi, Jankulovski e Kaká.
Os jogadores do Sevilla disputaram aquele jogo em condições muito peculiares, já que quatro dias antes tinha morrido seu companheiro Antonio Puerta, vítima de um infarto durante jogo do Espanhol contra o Getafe.
A última partida do Sevilla contra um rival italiano foi na fase de grupos da Copa da Uefa 2008-2009, disputada em apenas uma partida, quando a equipe comandada por Manolo Jiménez foi eliminada ao perder em Gênova por 1 a 0 o encontro decisivo perante o Sampdoria, que conseguiu se classificar graças ao gol de Bottinelli.
No entanto, outra estatística favorece o Sevilla, que venceu suas três semifinais europeias anteriores. Assim, em 2006, 2007 e 2014, os espanhois eliminaram, respectivamente, Schalke 04, Osasuna e Valencia antes de vencer seus três títulos da atual Liga Europa.