Hospital de Serra Talhada nega morte de homem esfaqueado – Veja este e outros destaques no Rádio Vivo desta segunda (27)
Hospital de Serra Talhada nega morte de homem esfaqueado
Ao contrário do que foi divulgado pela imprensa na semana passada, que dava como certa a morte de André Santos, 27 anos, esfaqueado na última terça-feira, numa briga de bar no Bairro São Cristovão na cidade de Serra Talhada, a direção do Hospam nega a informação e assegura que a vítima passa bem e logo terá alta.
[divider]
Afogados da Ingazeira vence Serra Talhada e consegue vantagem na decisão da Copa Sertão
Em jogo bem disputado na final da Copa Sertão Sub 17 realizado no Vianão, o Afogados da Ingazeira venceu Serra Talhada no sábado por 2 a 0 e construiu importante vantagem para a decisão no Estádio Pereirão dia 1º de maio.
[divider]
Primo do atual prefeito será candidato da oposição em Serrita
A disputa eleitoral de 2016 promete ser mais acirrada do que a esperada em Serrita no Sertão pernambucano.
Isso porque o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) escolheu como candidato da oposição o ex-prefeito Maviael Sampaio Filho ‘O Viel’ que também é primo do atual gestor Carlos Cecílio.
De acordo com informações repassadas ao Blog do Carlos Brito, outro nome escolhido pelo partido é o de Dr. Esmeraldo que será o candidato do partido a vereador. Com a confirmação dos nomes, as costuras rumo a 2016 já começam a aquecer as rodas políticas na capital do vaqueiro.
[divider]
Obras paradas na pauta de cobranças a Dilma
Na passagem por Pernambuco, Dilma vai ser pressionada a sinalizar sobre obras e projetos do PAC parados. O problema não se resume à Mata Norte, com o Arco Metropolitano, que deve anunciar e ao Grande Recife.
Projetos de grande porte, como a Transposição do São Francisco, a Transnordestina, as Adutoras do Agreste e do Pajeú, seguem travados e com previsões de conclusão cada vez mais distantes.
[divider]
CUT-PE divulga programação para celebrar a passagem de 1º de maio
A direção da CUT em Pernambuco, que tem como presidente o sindicalista Carlos Veras, divulgou a programação alusiva à passagem do 1º de maio, que será feriado nacional por ser o Dia do Trabalhador. Hoje segunda-feira (27), será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater os avanços do trabalho doméstico.
A sessão começa às 9h com previsão de encerrar-se às 12h.Durante a tarde, a categoria doméstica fará um ato público no centro do Recife, com concentração às 15h, na Rua 7 de Setembro, em frente às Lojas Americanas.Na terça-feira, dia 28, três eventos estão previstos na programação. A partir das 9h, no Sindicato dos Trabalhadores de Processamentos de Dados, haverá um seminário sobre Direito Sindical.
No mesmo local, às 15h, haverá uma plenária dos movimentos sociais e às 19h, na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristão, na Rua Gervásio Pires, uma mesa de debates sobre “Pastorais sociais na luta por reforma política para garantir direitos”.
No dia 29 haverá um debate sobre a terceirização na sede do MTC e, no bairro da Várzea, uma agenda cultural com o declamador Chico Petrosa e o cantor Paulo Matricó. No dia 30, os movimentos feministas de Recife promoverão um debate sobre “Mulheres na luta por direitos”, às 19h, no MTC.
E no mesmo dia, às 20h, na concha acústica da UFPE, haverá a “Calourada do levante popular da juventude”. No dia 1º de maio, a CUT fará uma passeata pelas ruas do Recife com concentração às 9h, na Praça Oswaldo Cruz. Com medo de “panelaço” e “apitaço”, a presidente Dilma Rousseff não deve fazer uso de cadeia nacional de rádio e TV no Dia do Trabalhador.
[divider]
Tuparetama implanta Programa de Revitalização da Palma
A Prefeitura Municipal de Tuparetama, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e em parceria com o Instituto Nacional do Sertão (INSA), com sede em Campina Grande-PB, implantou na sexta-feira (24) o Programa de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira Resistente à Cochonilha do Carmim no município.
Ao todo foram distribuídas vinte mil raquetes de palma forrageira resistentes à praga, que dizimou as plantações de palma no Sertão nordestino nos últimos anos. A distribuição das raquetes para os produtores rurais aconteceu na escola da comunidade de Logradouro, zona rural do município.
“Já tivemos plantação de palma, mas devido à cochonilha a gente perdeu o gosto de plantar e de criar os animais, porque sem palma não dá pra sustentar, mas agora com as explicações que tivemos aqui voltamos a ter esperança em plantar palma”, comemora a agricultora Ana Lúcia de Araújo Brito, da comunidade de Carnaúba.
Além da distribuição de raquetes, foram realizadas palestras sobre o manejo e utilização da palma na alimentação animal, os múltiplos usos da mesma, histórico do cultivo e as ações do Governo no Estado de Pernambuco para recuperar a cultura. “Após o advento da praga, a cultura da palma precisa ser estimulada, sensibilizando os agricultores para que voltem a plantar essa cultura, usando os genótipos resistentes à praga”, destaca o professor da UFRPE, Maurício Leite.
[divider]
Governo Dilma cobra juros de agiota
O modelo de correção das dívidas dos estados e municípios foi inaugurado no ano 2000 durante o governo FHC. Foi um alívio, naquela época, para governadores e prefeitos, que estavam com a corda no pescoço. Porém, em anos de inflação baixa os juros cobrados pela União são maiores que os juros de agiota. Veja-se, por exemplo, o caso da prefeitura de SP para saber o que isso significa. Ela devia 11 bilhões ao governo federal no ano 2000, já pagou 25 e ainda deve 62.
[divider]
Prefeitura de Afogados inaugura obras de calçamento e pavimentação no bairro são Francisco
A calamidade pela qual passavam os moradores da Rua Manoel Bezerra e das Travessas José Pereira de Sá e José Barbosa, rendeu a primeira matéria do quadro “o secretário do povo”, veiculado pela Rádio Pajeú. Convivendo com lama, esgoto e até um “piscinão”, os moradores viviam revoltados.
Ouvindo a rádio, ouvindo a população e ouvindo a câmara (através de um requerimento proposto pelo Vereador Luiz Bizorão), a Prefeitura decidiu tocar a obra, livrando os moradores da situação caótica em que viviam. A travessa José Barbosa foi pavimentada com a Usina de Asfalto.
A Rua Manoel Bezerra e a Travessa José Pereira de Sá foram calçadas com paralelepípedo. Juntas, as obras representaram investimentos de mais de R$ 125 mil, com recursos próprios, do IPTU pago pela população Afogadense (no caso das duas primeiras), e com recursos do FEM, no caso da Travessa José Pereira de Sá. A inauguração ocorreu no último sábado, com uma grande festa promovida pelos moradores.
“Às vezes eu acordo, olho a rua calçada e penso que ainda estou sonhando. Era muito sofrimento, a água e a lama entravam pelas casas. Hoje está uma maravilha”, declarou a dona de casa Maria de Lourdes (Lourdinha), moradora da Rua Manoel Bezerra.
“É muito gratificante ver de que maneira o recurso público, o dinheiro do imposto de cada um, pode ser revertido em prol da população e fazer tanto bem a tantas pessoas,” declarou o Prefeito José Patriota. Durante a inauguração, o Prefeito foi agraciado com uma lembrancinha entregue pela moradora Maria de Lourdes.
Após os discursos, os moradores caíram no forró ao som de Márcia Lítsia e Leandro. Eles também se cotizaram e ofereceram um jantar a todos os que compareceram à inauguração. Além de Patriota, estiveram presentes os Vereadores Cícero Miguel, Raimundo Lima, Reinaldo Lima, Zé Carlos e Luís Bizorão, além do ex-prefeito Totonho Valadares.