Recife terá competição mundial de ciclismo
Da Folha PE
Pernambuco receberá, em março do próximo ano, uma prova do L’Étape du Tour de France, evento promovido pela franquia do Le Tour de France (Volta da França), maior competição de ciclismo do mundo. A L’Étape oferece aos atletas semiprofissionais e amadores a possibilidade de competir em uma estrutura semelhante à utilizada pelos ciclistas de ponta. O anúncio da primeira passagem do evento pelo Brasil foi feito na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, que realizará uma etapa da prova em outubro deste ano, na cidade de Cunha.
O trajeto a ser percorrido pelos competidores no Estado, bem como a distância total e o valor de participação serão revelados em agosto. “Já temos a autorização da Prefeitura do Recife e dos demais responsáveis. Agora, faremos um estudo técnico para definir qual cidade, além do Recife, comporá o percurso”, destacou o secretário de esportes, turismo e lazer do Estado, Felipe Carreras. Segundo ele, o percurso da L’Étape em Pernambuco deverá ter menos de 112 quilômetros, distância que será percorrida em São Paulo.
A expectativa de Carreras é que mais de três mil ciclistas participem da prova. “Temos uma cultura de bicicleta na Cidade, mas ainda não tinha sido realizada nenhuma prova de fato. Soubemos da etapa de São Paulo e buscamos isso. Acreditamos em um grande número de participantes, não só de Pernambuco, mas de estados vizinhos também”, disse o secretário. As outras provas da L´Étape du Tour de France em 2016 serão realizadas no Paraguai, na Argentina e em Londres.
Nesta quarta-feira, foi anunciado que o Brasil receberá, pela primeira vez, o Le Tour de France. A primeira etapa será realizada na cidade de Cunha, em São Paulo, em outubro deste ano. A segunda ocorrerá no Recife, em março de 2016. A logística ainda será definida, mas o martelo foi batido. “Soubemos que o Brasil receberia uma etapa do Tour, então entramos em contato com a empresa organizadora, demonstrando interesse em receber, também, a competição”, contou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Filipe Carreras.