Com reação sensacional, Rockets batem Clippers em L.A. e igualam série
Mostrando uma impressionante recuperação no último quarto, o Houston Rockets arrancou uma vitória sensacional em Los Angeles superando os Clippers por 119 a 107 na noite desta quinta-feira (já madrugada de sexta no Brasil) e empatou em 3 a 3 a série de playoffs válida pelas semifinais do Oeste. Mesmo com o astro James Harden fora desde o minuto final do terceiro período, a franquia texana conquistou o resultado, que a livrou da eliminação e deixou o confronto aberto.
O grande triunfo obtido na casa do rival deu aos Rockets a condição de agora definir a parada em seu reduto. O sétimo e derradeiro embate acontecerá sábado no Texas. Quem passar decidirá a conferência contra o vencedor de Memphis Grizzlies e Golden State Warriors, que vence por 3 a 2.
O JOGO
A partida começou com os locais mandando. Como sempre sob a regência de Chris Paul e Blake Griffin, o time californiano parecia mesmo disposto a liquidar a fatura e encerrar logo a série. Apoiados pela torcida, os Clippers logo abriram nove pontos, mas viram a vantagem cair para somente quatro no fim do período.
Os Rockets apertaram o ritmo e chegaram a virar (43 a 41) faltando seis minutos para o término do segundo quarto. James Harden mais uma vez era o diferencial do time texano, mostrando a habilidade a pontaria habituais. Nos instantes finais, porém, os Clippers voltaram a tomar à frente, indicando que o equilíbrio era marca do duelo até então.
Na volta do intervalo, entretanto, a franquia de Los Angeles falou mais alto e, com ótima atuação, disparou em quadra. Paul e Griffin davam as cartas, e os locais conseguiram abrir 19 pontos (89 a 70), Era uma evidência de que o panorama passara a ficar amplamente a seu favor.
Mas ainda tinha jogo, e os Rockets provaram isso no quarto decisivo. Mesmo sem Harden, sacado no instantes finais do período anterior pelo técnico Kevin McHale, o time texano partiu para uma reação incrível e, liderado por Josh Smith, tirou uma diferença de 13, deixou tudo igual em 102 pontos e depois abriu três de vantagem graças a um tiro certeiro de Corey Brewer faltando menos de quatro minutos para o fim.
Evidenciando apatia surpreendente, o Los Angeles Clippers não reagia, errando seguidos arremessos e vendo o gigante Dwight Howard mandar nos rebotes. Vitaminados, os Rockets ainda aumentaram a vantagem e, mesmo sem seu astro maior e diante da incredulidade da torcida rival, liquidaram a fatura, levando a decisão da Conferência Oeste para sábado, no Texas.