Mineradora acusada de prejudicar famílias em comunidade rural
Moradores da comunidade de Serrinha, Afogados da Ingazeira, reclamaram hoje falando ao Programa Manhã Total (Rádio Pajeú) da poeira e fuligem gerada pela Mineradora Rostale, instalada na comunidade de Serrinha, município de Afogados da Ingazeira desde julho de 2013.
A reclamação é de que o processamento para produção da brita tem causado problemas respiratórios principalmente para crianças e idosos.
Segundo a líder comunitária Kátia Galvão, apesar de convidados várias vezes, representantes da empresa não tem ouvido a comunidade. “Convidei várias vezes o representante da empresa. Uma das vezes ele disse que quem tivesse prejudicado procurasse seus direitos e vamos fazer”, disse.
Mesma posição da moradora Maria José. “Eu tenho aqui uma criança que não pára mais de tomar remédio com problemas respiratórios. Do Mesmo jeito tem muita gente aqui“.
A líder comunitária afirmou que vai procurar o Ministério Público e STR. Ela alega que são pelo menos 35 famílias prejudicadas. “Já tentamos várias vezes resolver amigavelmente e nada. Além de problemas respiratórios tem a questão dos tiros na pedreira. Tem casas rachadas, problemas em cisternas”.