Rio inaugura monumento símbolo dos Jogos Olímpicos no Parque Madureira

A um ano e três meses do início das Olimpíadas, a Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira, um monumento com os aros olímpicos na cidade. O local escolhido foi o Parque Madureira, na Zona Norte, região bem distante dos “cartões postais” Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Praia de Copacabana. Participaram da inauguração, o prefeito Eduardo Paes, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e a presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016, a ex-atleta marroquina Nawal el Moutawakel.

Pesando cerca de quatro toneladas, com 25 metros de comprimento e 12 de altura, a estrutura foi doada pelo governo do Reino Unido e instalada próximo à cascata do parque, junto ao portão 3. O símbolo foi criado em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin (fundador das Olimpíadas da era moderna) e representa a união dos cinco continentes, cada um com uma cor diferente. Nos Jogos Olímpicos de Londres, os aros decoraram a ponte Tyne, de Newcastle.

– O Rio é uma cidade cheia de desafios, muitos problemas e obstáculos a serem superados. Fizemos questão de trazer os arcos para o Parque Madureira porque essa região merece. Se o Rio fosse um corpo humano, Madureira seria o coração – disse Eduardo Paes.

Durante as Olimpíadas e Paralimpíadas 2016, o Parque de Madureira será um dos três espaços organizados pela prefeitura para o público acompanhar gratuitamente as competições dos Jogos em telão. Os outros dois “live sites” serão na Frente Marítima na região do Porto Maravilha e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande.

– Venho aqui trazer o abraço do Comitê Olímpico Internacional aos cariocas. Esses atos representam união, amizade e solidariedade, o verdadeiro espírito olímpico. Espero vê-los todos no ano que vem nos Jogos – disse Nawal.

Inaugurado no segundo semestre de 2012, o Parque Madureira ocupa uma área de 90 mil metros quadrados e figura como o terceiro maior da cidade, atrás apenas do Aterro do Flamengo e da Quinta da Boa Vista. O espaço – que está sendo ampliado – fica compreendido entre os bairros de Madureira, Bento Ribeiro, Turiaçu e Rocha Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *