Festas de fim de ano despertam atuação de golpistas, alerta PF
Eles aproveitam grande movimento no comércio para clonar cartões.
Repasse de notas falsas também aumenta devido a fluxo maior de pessoas.
Golpistas se aproveitam de feriados prolongados e festas de fim de ano, períodos de intenso movimento no comércio, para clonar cartões e repassar dinheiro falso. De acordo com a Polícia Federal, nesta época do ano, é preciso redobrar a atenção com a ação desses criminosos.
“É exatamente nessas ocasiões, quando existe um fluxo maior de pessoas, principalmente com relação a essas festividades, com o comércio superaquecido, que eles se utlizam para fazer esse tipo de golpe, principalmente para passar moeda falsa e aplicar golpes nesses terminais bancários, clonando os cartões de créditos das pessoas”, explicou o chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro.
Feriados prolongados também podem ser um risco para consumidores e comerciantes. Em locais de grande concentração de pessoas, como Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, os golpistas podem se aproveitar. A Polícia Federal confirma que os estelionatários estão atentos aos períodos em que o comércio tenta vender mais. O problema é que, na ânsia de atender a todos rapidamente, muitas vezes os comerciantes não checam os dados dos clientes.
Imagens cedidas pela PF mostram que os golpistas costumam aproveitar momentos assim para fazer compras com dinheiro falso. Em um pacote enviado pelos Correios, por exemplo, foi identificado que todo o conteúdo era de notas de reais falsificadas. Outro flagrante no Aeroporto do Recife mostrou um homem e uma mulher em atitude suspeita junto a um caixa eletrônico.
Alertada pela segurança do aeroporto, a Polícia Federal foi acionada. O policial chamou os dois golpistas, que usavam uma régua com uma fita adesiva para prender o dinheiro do cliente que tivesse tentado fazer um saque no caixa eletrônico.
Do G1