Grêmio supera inspirado Fábio, bate Cruzeiro, vence 4ª seguida e sobe para o 3º lugar
O Grêmio tentava, tentava, tentava, mas parava em uma atuação inspirada de Fábio. Porém, graças a um pênalti, a equipe conseguiu vencer o Cruzeiro por 1 a 0 na Arena Grêmio, nesta quarta-feira, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Douglas fez o gol da vitória ao converter a penalidade cometida por Bruno Rodrigo em Luan.
Com o resultado, o time gaúcho engatou seu quatro triunfo seguido, chegou a 20 pontos e subiu para o terceiro lugar da classificação. Já os mineiros sofrem o terceiro revés consecutivo – todos por 1 a 0 – estacionou nos dez pontos e ficou na 13ª colocação.
Para a partida desta quarta, o técnico Roger Machado ganhou o reforço do goleiro Marcelo Grohe, que com a seleção brasileira na disputa da Copa América. Porém, o atleta foi apenas um espectador de luxo em um duelo que foi amplamente dominada pelos tricolores.
Embalado, o time da casa foi para cima e dominou a primeira etapa desde o começo. Luan teve ótima chance aos oito minutos ao invadir a área sozinha, mas finalizou mal e foi bloqueado por Manoel. Na sequência, o goleiro Fábio trabalharia bem em conclusões de Marcelo Oliveira e outra de Luan de dentro da área. Galhardo e Luan, novamente, ainda assustariam com chutes para fora.
Enquanto isso, os mineiros assustaram uma vez. Aos 28 minutos, Charles recebeu de Arrascaeta, chutou forte da intermediária e acertou o travessão.
Antes do intervalo, ainda houve espaço para uma polêmica. Leandro Damião, que já tinha cartão amarelo, deu um carrinho por trás em Douglas, e o árbitro ficou só na bronca. Os gremistas queriam a expulsão, que não ocorreu.
Na etapa final, o cenário seguiria o mesmo, só que a pressão gaúcha seria ainda maior. Luan finalizaria para boas intervenções do arqueiro a um e aos 18 minutos. Três minutos depois, Fábio parou outra conclusão de Luan e, na sequência, fez ótima defesa em chute de Maicon.
Com o goleiro inspirado, o jeito para o Grêmio seria só na base da penalidade. Aos 21 minutos, Bruno Rodrigo atropelou Luan, que armava o remate e sofreu a falta dentro da área. Douglas cobrou forte e no meio, enfim, superando Fábio.
Aos 38 minutos, os mandantes tiveram ótima oportunidade de ampliar a vantagem, mas o goleiro adversário voltou a brilhar. Marcelo Oliveira fez boa tabela, invadiu a área e chutou para excelente defesa do arqueiro, que, se lamentou a derrota, ao menos comemorou uma atuação individual praticamente impecável.
Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio visitará o Santos na Vila Belmiro, no domingo, às 16h (de Brasília). um dia antes, o Cruzeiro receberá o Atlético-PR no Mineirão, às 21h.