Brasil volta a golear e vai à final em busca do penta no handebol feminino
A seleção brasileira feminina de handebol parece não ter rivais à altura na busca do pentacampeonato dos Jogos Pan-Americanos. Nesta quarta-feira, a vítima foi o Uruguai pelas semifinais em Toronto. As atuais campeãs mundiais mais uma vez venceram com tranquilidade, por 40 a 22, e garantiram presença na quinta decisão seguida do Pan. A artilheira do jogo foi Fernanda, com oito gols, seguida de perto por Deonise e Ana Paula, com sete cada. O adversário do Brasil sairá do duelo entre Argentina e México. As duas seleções se enfrentam ainda nesta quarta, às 21h30 (horário de Brasília).
– É bom saber que seu número de efetividade está bom, é gostoso, o resultado de um trabalho. A minha posição é ponta, tenho que defender e correr, consequentemente a gente tem mais bolas de contra-ataque e é a nossa obrigação fazer. Hoje nós estamos num nível um pouquinho acima. Mas elas estão melhorando. Na América, o handebol vem melhorando muito. Se você for ver, em Guadalajara (2011) o placar foi muito mais elástico. Nos entrosamos pouco a pouco. Se fizermos tudo corretamente, não vamos ter dificuldades – disse a camisa 8 Fernanda, goleadora da semi.
O Brasil chegou à final nas últimas cinco edições dos Jogos Pan-Americanos – contando com essa. E venceu todas: Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003, Rio de Janeiro 2007 e Guadalajara 2011. Ainda tem outos dois bronzes: Indiapolis 1987 e Mar del Plata 1995. A equipe do técnico Morten Soubak está com 100% de aproveitamento em Toronto. Na fase classificatória, venceu os três jogos que disputou: Porto Rico (38 x 21), Canadá (48 x 12) e México (34 x 19). Nenhuma das vitórias foi por menos de 15 gols. A decisão do ouro será na sexta-feira, às 21h (de Brasília).