Yane Marques intensifica treinamento
Pentatleta pernambucana vai disputar os Jogos Mundiais Militares no próximo mês, na Coreia do Sul
Gabriela Máxima / Jornal do Commercio
Dois meses após conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Yane Marques se prepara para o último compromisso da temporada: os Jogos Mundiais Militares. A competição, marcada para acontecer entre os dias 2 e 11 de outubro, na Coreia do Sul, marca o encerramento do ano que antecede as Olimpíadas. Para intensificar sua preparação, a pernambucana viaja no próximo domingo para Curitiba, onde passar duas semanas concentrada.
“Em seguida, eu viajo para a Coreia e vou competir no Mundial Militar. Depois disso posso dizer que encerro a temporada. Vou ter duas semana de férias e depois volto a pensar nas Olimpíadas”, relatou a pentatleta, que pretende buscar sua segunda medalha olímpica na carreira. Em Londres-2012, ela faturou o bronze e se consagrou como a primeira pentatleta brasileira a subir ao pódio de uma edição dos Jogos.
Com o feito, Yane foi responsável por popularizar o pentatlo moderno no País. Ainda nessa temporada, ela faturou o bronze no Campeonato Mundial da modalidade – triunfo que rendeu a vaga nos Jogos do Rio – e o bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.
No universo militar, a pentatleta é conhecida por Sargento Yane. Ela integrou o programa de alto rendimento do exército em 2009. De lá para cá, já faturou uma medalha de ouro e três de prata no campeonato realizado pela instituição. “O programa fez com que a gente se motivasse mais e que a gente tivesse condições de continuar treinando e viver em função do esporte. Eu enquanto militar vou representar o Brasil da melhor forma”, contou a pernambucana.
A delegação brasileira pretende enviar 400 representantes, entre eles estão atletas, comissão técnica, militares e civis. No total, a competição vai receber mil competidores de 110 países.