Gerente da Compesa se diz surpresa com nota de Ministério. “Informações passadas não procedem”
A Gerente Regional da Compesa, Nadja Rejane, disse agora a pouco em entrevista ao Programa Manhã Total ter ficado surpresa com a informação através de nota oficial do Ministério da Integração Nacional dando como certa desde o dia 20 a chegada da água da Adutora do Pajeú com vazão de 110 litros por segundos. Leia :
Procede a informação passada pela nota do Ministério ?
Posso aqui com toda segurança afirmar que estamos ansiosos que esta água chegue. Somos o saco de pancadas o tempo todo com cobranças por água da população. Temos o maior interesse, mas esta notícia não procede. Como vocês acompanham a água chegou com no máximo a 40 litros por segundo. A água começou a chegar na madrugada do dia 19. Já às 10h quando estávamos preparando a distribuição tivemos a primeira parada, com estouramento próximo à Vila Pitombeira (Afogados) que estourou um bloco de ancoragem. Outro numa ventosa entre Carnaíba e Afogados,. Tem um trecho em manutenção próximo a Floresta que está sendo substituído, perto da captação. Só vamos poder continuar os testes quando concluído serviço.
Qual a previsão de retomada dos testes ?
A nova previsão é no começo da próxima semana. Devido a pressão uma ventosa não aguentou. Realmente o sistema está paralisado. Após todo esse serviço vão retomar os testes. Estamos acompanhando tudo, mas dizer que está chegando esta quantidade de água não procede. Em Quixaba, por exemplo, a gente fez pela Compesa uma interligação na Adutora mas com a interrupção parou de receber. Fomos religar o sistema da Barragem entrou em colapso. Não tenho estrutura de pipa, de nada em Quixaba, dependo da Adutora do Pajeú. Estou sendo muito sincera com a população. Queremos essa água (da Adutora).
A Compesa já tomou alguma providência formal em relação a nota?
Ontem mesmo passei e-mails para meus diretores e para superintendência para que a Assessoria de Imprensa e presidente vejam isso com o DNOCs. Alguma coisa aconteceu de errado para ser passada essa informação. A água chegou, mas muito pouca. Estamos trabalhando conjuntamente, até com fornecimento de materiais que estavam faltando. É normal acontecerem intermitências até equilibrar o sistema. Sei que vai chegar, mas ainda não está como informado.
Você diz que os testes serão retomados semana que vem. Em que dia?
A nossa previsão é de recomeço dos testes na segunda-feira. Se eles pegarem com força no serviço, segunda toda a estrutura deve estar pronta. No máximo até quarta chega e a gente começa a distribuir. Somos os maiores interessados.
Em cidades como Tabira, está havendo problemas entre moradores na hora de pegar água nos reservatórios. O que a Compesa pode fazer?
Todo sistema de distribuição através de carro pipa é terrível. São pessoas que não pegam fila, colocam baldes na frente, tem quem não consiga pegar água . Em outras cidades tivemos apoio da prefeitura para nos ajudar. Em Tabira como é um processo novo e está perto de acabar acho difícil reunir população agora. Mas vamos falar com a Prefeitura para circular para poder conduzir e acalmar.