Prefeitura inicia seleção de artesãos para o Mercado Público de Afogados
Pela primeira vez Afogados da Ingazeira contará com um espaço público permanente para a comercialização do trabalho produzido pelos artesãos e artesãs locais. O Mercado Público está sendo reformado e ganhará, além de uma praça de alimentação, um espaço destinado à venda do artesanato produzido em Afogados.
Nesta quarta (11), 47 artesãos participaram de uma primeira reunião no auditório da Secretaria de Assistência Social para discutir como se dará o processo de seleção e os critérios que serão adotados para a ocupação do espaço público, assim como o seu modelo de gestão. Participaram da atividade artesãos individuais e grupos e associações de artesãos.
Um levantamento preliminar feito pela Prefeitura mostrou que a produção deles é predominantemente de utilitários para o lar, acessórios de beleza, calçados e roupas, utilizando materiais como couro, plástico, reciclável e madeira.
A reforma do mercado deverá ser inaugurada na segunda quinzena de Dezembro. Na parte específica destinada ao artesanato serão 16 boxes, que deverão ter uma ocupação coletiva. No local também terá espaço para realização de oficinas e outro espaço para apresentações culturais. “Estamos buscando incrementar o trabalho dos nossos artesãos, dando um espaço para que eles possam comercializar, gerando renda e cidadania. Além de ser um atrativo a mais para quem vem a nossa cidade, poder visitar o local, provar da nossa culinária e levar para casa uma peça do nosso artesanato, da nossa cultura,” destacou o Prefeito José Patriota.
O trabalho está sendo coordenado pelos agentes de desenvolvimento da sala do empreendedor da Prefeitura de Afogados da Ingazeira e SEBRAE.
Inscrições – Quem desejar participar da seleção e comercializar no mercado, pode se inscrever até o dia 25 de Novembro, na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Senador Paulo Guerra, no prédio do antigo fórum. As associações ou o artesão individual precisa preencher uma ficha com os dados e deixar uma amostra do que produz. Encerradas as inscrições, o processo seletivo será realizado por uma comissão montada pela Prefeitura com o apoio de técnicos da FUNDARPE e do Centro de Artesanato de Pernambuco/AD-DIPER.
Os principais critérios para a escolha serão originalidade, capacidade de produção para atendimento da demanda e organização coletiva.
Na foto em anexo, o Prefeito José Patriota e o Superintendente Estadual do SEBRAE, José Osvaldo de Barros Lima, ao lado de alguns artesãos que expuseram seus trabalhos durante a inauguração da sala do empreendedor, em Agosto.