Professores fecham acordo e encerram greve em Jaboatão, PE

Aulas nas 125 escolas do município serão retomadas nesta terça-feira (26).
Calendário de reposição deve ser elaborado após reunião na quarta (27).

Os professores da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, decidiram encerrar, nesta segunda-feira (25), a greve deflagrada na última quarta (20). Após duas reuniões com a Secretaria de Educação da cidade, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sinproja) entrou em acordo com a prefeitura e as aulas serão retomadas nesta terça (26). Três dos sete pontos reivindicados pelo Sinproja foram aceitos pelo Executivo municipal.

Pelo acordo, a diferença entre os professores que têm especialização, mestrado e doutorado vai permanecer em 12% no plano de carreira; o percentual de gratificação para os professores e servidores administrativo das escolas de difícil acesso será único e, no próximo ano, haverá uma negociação sobre o piso salarial e as gratificações, que passarão a ter valor nominal.

“Esperamos que a prefeitura cumpra com sua palavra em relação às negociações em 2014, caso contrário teremos que entrar em greve mais um vez no próximo ano”, disse o vice-presidente do Sinproja, João Eudes dos Santos.

Segundo o secretário de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Francisco Amorim, o calendário de reposição deve ser elaborado após uma reunião na quarta-feira (27). “Temos que garantir os 200 dias letivos e as 800 horas de aula que os estudantes têm direito”, afirmou.

A paralisação foi iniciada após o prefeito Elias Gomes anunciar uma mudança no plano de cargos e salários dos professores da rede municipal que visava diminuir os gastos com as folhas. As 125 escolas de Jaboatão atendem a 53 mil alunos e empregam 2.300 mil professores efetivos.

Do G1 PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *