Afogados // 4 primeiros casos de suspeita de microcefalia são descartados
No Debate das Dez de hoje (16), o secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira Artur Belarmino, falou sobre a questão do Aedes Aegypti, de como o município esta combatendo a proliferação do mosquito. Participaram também os secretários Jussara Araújo (Itapetim) e Alan Dias (Tabira), que falaram também falaram de como os seus municípios estão enfrentado o Aedes e qual a situação em suas cidades.
A boa notícia para Afogados é que a mães que tinham filhos com suspeitas de microcefalia que foram levadas à Recife para testes no IMIP e Hospital Osvaldo Cruz, voltaram mais aliviadas, pois as suspeitas não foram confirmadas.
Artur disse estar feliz com o resultado negativo deste primeiro grupo composto por quatro crianças e acredita que a maioria dos outros casos suspeitos também devem ser descartados.
Artur destacou a importância de continuar intensificando as ações de combate ao Aedes. “É importante falar isso, porque a gente também tem outras síndromes que estão começando a se associar junto a essa carga tríplice de doenças transmitidas pelo mosquito, que é a chikungunya, a Zica e a Dengue de fato“, destacou Artur.
Artur também falou que outro grupo será levado para o Recife no dia 22 de janeiro e aproveitou para esclarecer algumas dúvidas e desmentir alguns boatos que se espalham pelas redes sociais.
A secretária de Saúde de Itapetim Jussara Araújo, por telefone falou sobre a ação exitosa no município com a distribuição de Piabas para serem colocadas nos reservatórios de água das casas da população, essas piabas comem as larvas do mosquito e evitam assim a proliferação dos mesmos. Jussara falou também sobre incidência de dengue antes e depois da ação. “Logo no início do primeiro ciclo em janeiro, nós estávamos com o índice de 4%, já no segundo ciclo entre fevereiro e março aumentou para 13% e foi realmente um tempo de infestação no município, onde tivemos que nos reunir com o prefeito e com todos os secretários e foi feito uma mobilização em todo o município e foi onde veio a ideia de trabalhar com o peixe piaba, a ideia foi do nosso coordenador de endemias Naldo de Holanda, que trouxe pra gente estar fazendo esta experiência no Município“, disse Jussara.
Jussara disse que a experiência trouxe resultados, visto que baixou para 2% o índice de casos.
Já o secretário de Saúde de Tabira Alan dias também por telefone informou sobre as ações que o município vem desenvolvendo para combater o Aedes.
Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje: