Trabalhadores fecham portarias da Refinaria Abreu e Lima, em Suape

Grupo ligado a consórcio reclama de salários atrasados e demissões.

Sintepav afirma que situação já está sendo resolvida.

Trabalhadores ligados a um consórcio que presta serviço na construção da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape, Litoral Sul de Pernambuco, realizam um protesto, na manhã desta quarta-feira (27). Eles fecharam as portarias de acesso à obra. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada de Pernambuco (Sintepav), os trabalhadores vêm enfrentando problemas com pagamento de salários e com a não homologação de demissões.

“A Petrobrás se reuniu e me passaram ontem [terça] à noite que outro consórcio vai assumir, com isso acaba o problema. A questão é que os trabalhadores ficaram à mercê, sem saber o que estava acontecendo. A expectativa é que, a partir do dia 2 [de dezembro], aqueles que foram demitidos estejam recebendo”, explicou o representante do sindicato, Rogério Rocha.

O problema se estende há alguns meses, desde que uma das empresas do consórcio quebrou, segundo Rocha. “Tivemos até audiêcia no Ministério do Trabalho, eles vêm acompanhando a situação. […] A realidade é que essas obras têm começo, meio e fim. Agora em dezembro vamos ter um fórum para discutir caminhos, o sindicato já tem algumas ideias. Vamos passar agora pela manhã para os trabalhadores”, disse.

O fórum foi criado pelo Ministério Público do Trabalho no começo desse mês e vai monitorar as demissões na conclusão das obras no Complexo Portuário de Suape. A primeira reunião está marcada para o dia 11 de dezembro e deve contar com a presença de representantes do governo estadual e das empresas envolvidas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o protesto deixa o trânsito congestionado no sentido Ipojuca da rodovia PE-60, na altura da Praia de Gaibu, onde há um acesso para o Porto de Suape.

Procurada pelo G1, a Petrobrás ainda não se manifestou sobre o assunto.

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *