Experientes decidem, e brasileiras batem Austrália antes de evento-teste
Um dia depois de massacrar a Argentina, a seleção brasileira feminina de basquete venceu também o duelo amistoso contra a Austrália, por 61 a 53, nesta quarta-feira na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com boas atuações das experientes Iziane, Clarissa, Palmira e Érika, a equipe do técnico Antônio Carlos Barbosa ganhou o último jogo de preparação antes do evento-teste para as Olimpíadas.
– Eu acho que ganhar um jogo da Austrália é sempre muito bom, mas temos que encarar que foi um treino. Mas um treino que todo mundo se empenhou com seriedade e não queria perder. Isso para o Brasil no início de trabalho já é positivo. O basquete do Brasil precisa readquirir autoestima e confiança. Essas vitórias mesmo em treino vão trazendo elas para condição que podem efetivamente jogar. E quando você passa a acreditar que pode fazer, você faz – analisou Barbosa.
As cestinhas da partida foram a ala Iziane Marques e a pivô Clarissa Santos com 13 pontos. Outros destaques foram a ala Palmira Marçal, com 12 pontos, e a pivô Érika de Souza, com 11 pontos e nove rebotes. A equipe do técnico Antonio Carlos Barbosa entrou em quadra com o quinteto formado por Carina Martins, Palmira, Iziane, Clarissa e Érika. Se de um lado o Brasil não contou com as jogadoras que pediram dispensa por causa da briga entre clubes e a CBB (Confederação Brasileira de Basquete), do outro a Austrália também não teve em quadra suas principais atletas. No intervalo, as brasileiras já venciam o duelo por 27 a 24 e conseguiram controlar bem as adversárias nos dois últimos períodos.
– Começamos ainda nos ajustando ao ritmo e jogo da Austrália, até mesmo porque viemos de um jogo muito diferente com a Argentina. Foi um ajuste rápido e fomos mantendo o ritmo. Essa foi uma das conversas que tivemos como íamos implantar nosso ritmo também nos treinamentos e começar bem em todos os jogos. Isso também é treinamento. A partir daí fomos construindo a vitória que também é importante, independente de ser um jogo-treino. As situações foram fluindo e conseguimos dentro das jogadas e defesa que o Barbosa pediu – disse Iziane.
Na terça-feira, a seleção brasileira bateu a Argentina com facilidade, por 81 a 39, na Urca, Zona Sul do Rio. O evento-teste de basquete acontece de sexta a domingo, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, e o Brasil irá enfrentar a Venezuela (sexta, 15), a Argentina (sábado, 16) e a Austrália (domingo, 17), sempre às 20h30.