Velocistas do Brasil se reúnem no Rio para camping de revezamentos

Os principais velocistas do Brasil vão se reunir no Rio de Janeiro para o primeiro camping de revezamento do ano, entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro. São 35 atletas no total para três equipes: 4x100m rasos masculino, 4x100m rasos feminino e 4x400m rasos masculino. O Brasil já classificou todos os revezamentos para as Olimpíadas, incluindo o 4x400m rasos feminino, que não participará deste primeiro camping.

A semana de treinamentos será realizada no centro nacional de treinamento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), na comissão desportiva da aeronáutica, no Campo dos Afonsos. As atividades são bancadas com recursos do Plano Brasil Medalhas, do Governo Federal.

Revezamento 4 x 100 Rosângela Santos Mundial de Atletismo (Foto: Getty)Após boa temporada em 2015, Rosângela puxa o revezamento 4x100m do Brasil (Foto: Getty)

Carlos Carvalho será o treinador-chefe do revezamento 4x100m masculino, que conta com 14 atletas, incluindo os jovens promissores Vitor Hugo Mourão dos Santos (prata nos 200m do Mundial Juvenil de 2013), Derick Silva (prata nos 100m do Mundial Juvenil de 2015) e Paulo André de Oliveira (novo recordista sul-americano sub-17 dos 100m rasos). Bruno Lins e Aldemir Gomes, que já têm índice olímpico nos 200m, também foram convocados. Completam a lista José Carlos Moreira, Gustavo Machado dos Santos, Rodrigo Pereira do Nascimento, Gabriel Oliveira Constantino, Antonio Cesar Rodrigues, Jorge Henrique Vides, Alan Crystian Gusmão, Ricardo Mário de Souza e Aliffer Júnior dos Santos.

Carlos Carvalho também comandará o time feminino do 4x100m, que conta com três velocistas com índices olímpicos: Ana Claudia Lemos (100m e 200m rasos), Rosângela Santos (100m e 200m rasos) e Vitória Rosa (200m rasos). Completam a lista de 14 atletas Vanusa dos Santos, Bruna Farias, Franciela Krasucki, Evelyn Oliveira de Paula, Evelyn dos Santos, Aline Torres Sena, Geisa Coutinho, Mirna Marques, Beatriz de Sousa, Ana Carolina de Azevedo e Rayane Amaral Santos.

O time masculino do 4x400m rasos será coordenado pelo técnico Ricardo D’Angelo e tem dois desfalques para este camping: Hederson Estefani (único brasileiro com índice olímpico para os 400m rasos, além dos 400m com barreiras) e Anderson Henriques (finalista da prova individual do Mundial de 2013) – os dois tiveram problemas de lesão em 2015 e foram poupados. O grupo conta com sete atletas: Hugo Balduino de Sousa, Pedro Luiz Burmann, Jonathan Henrique da Silva, Wagner Cardoso, Alexander Russo, Carlos Eduardo Grachet e Maykon Kennedy  do Nascimento.

Revezamento 4 x 400 Mundial de Atletismo (Foto: Getty)Quinto no Mundial de Revezamento, Brasil ficou fora da final do 4x 400m no Mundial de Pequim (Foto: Getty)

Outro atleta brasileiro a participar de um camping é Wagner Domingos, do lançamento de martelo. Só que o pernambucano ficará desde o dia 31 de janeiro até o dia 10 de maio na Eslovênia, para ser orientado pelo técnico Vladmir Kievo, mesmo treinador do esloveno Primoz Kosmuz, campeão olímpico nos Jogos de Pequim 2008 e vice no de Londres 2012.

Wagner Domingos, o Montanha lançamento de martelo Mundial de atletismo de Pequim (Foto: Lee Jin-man / AP)Wagner Domingos, o Montanha, foi o 22º colocado no Mundial de Pequim (Foto: Lee Jin-man / AP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *