Na semana da mulher, Fórum de Mulheres debate saúde e violência
De acordo com o estudo Mapa da Violência 2015 o Brasil é o quinto país do mundo onde mais mulheres são mortas, e onde meio milhão delas são estupradas anualmente.
Por André Luis
Na semana de debates sobre o dia internacional da mulher, que será comemorado nesta terça-feira (08), o Fórum de Mulheres de Pernambuco e do Pajeú discutirá sobre o que está sendo feito para garantir os direitos das mulheres.
No Debate das Dez desta segunda-feira (07), Fátima Silva e Célia Souza, falaram sobre a programação da semana, para o comunicador Nill Júnior. As duas têm articulado uma agenda com outras organizações que visam justamente debater, de que forma o Estado como um todo tem garantido, ou não, esses direitos.
As duas aproveitaram para informar que o Fórum de Mulheres denunciará, a falta de serviços de saúde e de atendimento às vítimas de violência em cidades do Pajeú, como Afogados da Ingazeira. Elas reclamaram da falta de profissionais na Delegacia da Mulher e no Centro de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, que já foram inaugurados, mas estão sem funcionar por falta de pessoal.
Fátima Silva disse que esta é uma das reivindicações contidas na carta que será divulgada nesta terça-feira no ato “É Pela Vida das Mulheres”. Ela disse ainda que a violência e a saúde são temas muito presentes na vida das mulheres. “Não conseguimos marcar consultas por falta de profissionais, e com relação a violência não há uma delegacia especializada que atenda, causando impunidade. Em outros municípios as mulheres não tem onde recorrer, é por isso que estaremos nas ruas neste 8 de março”, disse Fátima.
A programação terá início logo cedo, Célia e Fátima informaram que à partir das 06h já estarão visitando algumas rádios locais, debatendo o assunto, logo em seguida as 07h, será oferecido um café da manhã na sede do Grupo Mulher Maravilha de Afogados da Ingazeira, com participação de mulheres da cidade e do campo; logo após as 08h terá oficinas temáticas, também na sede do GMM; às 13h haverá o cine debate do filme “O Silêncio das Inocentes”, no Cine Teatro São José e as 16h haverá caminhada e batucada, saindo do Cinema em direção a Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.
Ouça na íntegra como foi o debate de hoje:
Que me desculpem as mulheres mas só apanha de homem mulher afoita que não escolhe adequadamente a quem se juntar.