Eleições 2016: Igor e Franklin migram para o PSD em busca de mais voz ativa nos debates
Os dois estiveram nos estúdios da Pajeú acompanhados do vereador Cícero Miguel e do presidente da legenda no município, Heleno Mariano.
Por André Luis
Em nota emitida esta manhã à imprensa foi confirmado que o PSD (Partido Social Democrático) que já contava com o vereador mais votado nas últimas eleições em Afogados da Ingazeira Cícero Miguel, recebe como novos integrantes o vereador líder da bancada governista na Câmara, Igor Mariano e o presidente da Câmara legislativa, Franklin Nazário.
Os parlamentares serão recebidos na legenda na próxima quinta-feira (17), durante evento que acontecerá na Câmara Municipal do município às 19h e contará com as presenças do secretário das Cidades de Pernambuco, André de Paula e do presidente do Detran-PE Charles Ribeiro. Respectivamente presidente e secretário do partido no Estado.
No último dia 22 de fevereiro Igor e Franklin estiveram na Secretaria das Cidades acompanhados de Cícero Miguel e do presidente da legenda no município e coordenador da Ciretran de Afogados da Ingazeira, Heleno Mariano e bateram o martelo em relação a mudança de partido. Franklin era do PMDB e Igor do PSDB.
No Debate das Dez desta segunda-feira (14), Igor Mariano, Franklin Nazário, Cícero Miguel e Heleno Mariano falaram sobre a mudança de partido.
Heleno Mariano explicou que sempre houve uma relação de respeito entre eles e que já vinha conversando com os dois há algum tempo e com a aproximação das eleições municipais e o fato de que nenhum dos dois estavam se sentido confortáveis em suas legendas, foi oportuno para que a mudança acontecesse.
“Assumimos a presidência do PSD em Afogados da Ingazeira, através do convite do presidente estadual André de Paula e depois de assumirmos, tivemos o cuidado de pedir ao vereador Cícero Miguel para se manter na legenda, visto que é o mais antigo do partido, tendo disputada as eleições passadas já pelo PSD e graças a Deus ele entendeu a nossa convocação e em seguida começamos a conversar com os vereadores Igor e Franklin e chegamos a esse entendimento”, disse Heleno.
Heleno disse ainda que a chegada dos novos membros vai dar um gás extra ao partido, “nós já tínhamos o vereador mais votado da eleição passada e agora temos o presidente da Câmara dos Vereadores e o vereador mais votado da outra coligação, Igor Mariano que inclusive foi adversário do prefeito José Patriota. Temos os dois vereadores mais votados das duas coligações e o presidente da Câmara,” destacou Heleno.
Franklin disse que a decisão foi tomada em comum acordo, pelo fato de estarem andando muito juntos, Igor, ele e Cícero e por terem ido ao mesmo tempo para a base do governo municipal, “procuramos migrar juntos para o mesmo partido e analisando entre os partidos que estão na base do governo Patriota, nós tendenciamos a ir para o PSD, visto que Cícero já estava lá e tem me acompanhado e me ajudado de forma franca, foi uma das pessoas que mais me ajudaram a estar como presidente da Câmara e eu achei por bem conversar com Igor e migramos de forma conjunta para o PSD, pra fortalecer a Frente Popular e assim ficar na bancada com três vereadores na casa legislativa,” disse Franklin.
Franklin também falou que não houve pressão por parte do prefeito para que fosse diferente e que o mesmo lhes deixou a vontade para tomarem a decisão que achassem melhor.
Igor disse que o motivo principal para a mudança foi o fato já informado na nota enviada à imprensa de que eles acreditam em política de grupo, “nós precisamos estar em grupo, fortalecidos para debater a eleição, o futuro de Afogados da Ingazeira, as coisas que são pertinentes ao nosso país ao nosso Estado, pra fortalecer ainda mais o palanque da Frente Popular, que apoia o prefeito José Patriota e a gente avalia que o debate de forma isolada, cada um no seu partido, enfraquece muito a discussão, a gente acredita em grupo, em conjunto, a gente tem mais chances de ter voz ativa no debate e esse é um dos motivos principais para que a gente viesse a tomar essa decisão”, explicou Igor.
Igor lembrou que eles foram eleitos na União Pelo Povo e que após o falecimento da ex-prefeita Giza Simões tomaram a decisão de ingressar no grupo da Frente Popular e que a decisão foi conjunta respeitando a amizade que um tem pelo outro e agora ingressam juntos no PSD. Também destacou que o partido tem uma representatividade forte na base do governo, com o presidente da legenda estadual sendo o secretário das Cidades, uma Secretaria estratégica do governo Paulo Câmara.
Cícero Miguel, que é o mais antigo membro do partido no município tendo entrado antes da última campanha das eleições passadas e o vereador mais votado em Afogados da Ingazeira disse que é uma alegria muito grande receber os dois novos membros e que isso vai fortalecer o partido no município. “É um partido ligado ao governo do Estado, ligado ao governo municipal e isso é uma soma muito boa”, disse Cícero.
Sobre as manifestações do último domingo (13) Igor Mariano disse que o que está acontecendo é o total descredito político geral por parte da população e que a hostilização dos manifestantes ao governador de São Paulo Geraldo Alckmin e ao senador Aécio Neves durante as manifestações na Avenida Paulista-SP, que são do PSDB se faz a leitura de que é preciso rediscutir o país e mudar as coisas. “Não pode continuar da forma como está”.
Ouça na íntegra como foi o debate de hoje: