CBV anuncia ranking para a próxima temporada da Superliga Masculina
Após a conquista do tetracampeonato do Cruzeiro na Superliga, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou o ranking dos atletas para a próxima temporada da competição. Assim como nesta edição, as equipes terão o direito de formar grupos que não sejam superiores a 40 pontos após a soma dos pontos de cada atleta escolhida para a formação do elenco. O ranking 2016/17 contempla a qualidade técnica de cada atleta, carreira e desempenho na última temporada e vai de um a sete pontos, conforme divulgado pela Unidade de Competições de vôlei de quadra da CBV.
Para 2016/2017, sete jogadores aparecem com a pontuação máxima, de sete pontos: Bruninho, Leandro Vissotto, Lucão, Lucarelli, Wallace Souza, Leal e Isaac, única novidade no topo, subindo um ponto. Os levantadores William, do Cruzeiro, e Raphael, do Taubaté, também teriam a pontuação máxima, mas contam com a bonificação por idade: com 36 anos, os dois somam cinco pontos ao total de suas equipes.
O sistema de pontos contempla a qualidade técnica de cada atleta, sua carreira e desempenho na última temporada. Os números variam de um a sete pontos e são definidos através de votação dos clubes. Com o atual ranking, cada equipe tem o direito de formar o grupo com atletas cujo somatório de suas pontuações não seja superior a 40 pontos.
O sistema foi implantado pela CBV na temporada 92/93, com a meta de equilibrar as equipes participantes, que têm limite na pontuação geral para a formação de seus elencos.