Iugoslávia e Escócia são os países que o Brasil mais enfrentou na primeira fase das Copas
O país pode não mais existir, mas a antiga Iugoslávia carrega o posto de nação que mais enfrentou o Brasil na primeira fase da Copa do Mundo junto com a Escócia. Foram quatro duelos contra cada seleção. Diante da Iugoslávia foram quatro confrontos nas Copas de 1930, 1950, 1954 e 1974 no Uruguai, no Brasil, na Suíça e na Alemanha Ocidental respectivamente. Já contra os escoceses, os jogos ocorreram nos mundiais de 1974, 1982 (Espanha), 1990 (Itália) e 1998 (França). Perante os iugoslavos, a Canarinha venceu uma, empatou duas e perdeu outra. O restrospecto foi bem diferente contra os escoseses – venceu três e empatou uma.
Outros nove países possuem o privilégio (ou não) de enfrentar o Brasil mais de uma vez na fase de grupos da Copa do Mundo – Áustria, Espanha, Suécia, Portugal, México, Inglaterra, União Soviética, Tchecoslováquia e Costa Rica. O último duelo repetido em primeira fase contra a Seleção Brasileira ocorreu com Portugal, na Copa de 2010, na África do Sul. O resultado foi empate em 0x0. Em 66, na Inglaterra, o Brasil perdeu por 3×1.
Os adversários europeus foram os que a Seleção mais cruzou na fase de grupos – 18 duelos no total. Contra africanos foram cinco jogos, sendo o último contra a Costa do Marfim, em 2010. Países da Oceania foram dois, mesmo número de partidas diante de nações da América do Norte e Central. Três foram as seleções asiáticas no caminho do Brasil na primeira fase.
Ao todo, o Brasil fez 49 jogos na fase de grupos. Venceu 35, empatou dez e perdeu apenas quatro. Iuguslávia, Hungria, Portugal e Noruega foram os carrascos brasileiros em 1930, 1966 (Hungria e Portugal) e 1998 respectivamente. O último empate foi diante os lusitanos em 2010.
Confira abaixo alguns números do Brasil em fase de grupos:
49 jogos
35 vitórias
10 empates
4 derrotas
País que mais enfrentou: Iugoslávia e Escócia (quatro vezes)
31 países diferentes que duelou na primeira fase – 18 europeus, cinco africanos, três asiáticos, dois da Oceania, dois da América do Norte e Central e um da América do Sul.
Curiosidade: Em 1954, o França caiu no grupo do Brasil. O confronto, todavia, não aconteceu por conta do regulamento que impedia o cruzamento das duas seleções, consideradas cabeça de chave.
Do Blog do Torcedor