PE terá Plano de Convivência com o Semiárido

Nestas segunda e terça-feiras, 09 e 10, no Centro de Convenções de Pernambuco, representantes da sociedade civil, dos conselhos municipais de desenvolvimento rural, do poder público municipal e estadual, sindicatos, associações, comunidades e povos tradicionais participam da Conferência Estadual de Convivência com o Semiárido que será aberta a partir das 14h, no Teatro Beberibe, pelo governador Eduardo Campos e secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos.

Os delegados eleitos para representar cada grupo de trabalho formado nas cinco conferências regionais, que reuniram mais de um mil participantes, vão debater as proposições que resultarão no Plano Estadual de Convivência com o Semiárido, o primeiro do País. No total, foram promovidos cinco encontros nas regiões do Sertão Central, do São Francisco, Araripe, Itaparica, Moxotó, Pajeú e Agrestes Meridional Central e Setentrional, envolvendo os 122 municípios que compõem o semiárido pernambucano.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, salienta que o Governo do Estado instituiu a Política Estadual de Convivência com o Semiárido por meio da Lei Nº 14.922/2013, publicada em março deste ano. “Pernambuco é pioneiro em estabelecer diretrizes para a implantação de políticas públicas permanentes para conviver com os longos períodos de estiagem”, destaca.

A Lei tem como base o incentivo a políticas públicas pelo estado e municípios, à universalização do acesso à água, o monitoramento climático, a educação para a convivência com o semiárido, estruturação fundiária, assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares e melhoria genética da pecuária leiteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *