Mandela ‘inspirou a luta no Brasil e na América do Sul’, diz Dilma em tributo

Sob os olhares de cerca de 80 mil pessoas, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (10), durante tributo na África do Sul, que o exemplo do líder negro Nelson Mandela inspirou o Brasil e a América do Sul. Segundo Dilma, Mandela foi “a personalidade maior do século 20″.

Falando em nome do continente sul-americano, Dilma foi a segunda chefe de Estado a discursar na cerimônia que lotou o estádio Soccer City, em Johanesburgo, palco da final da Copa do Mundo de 2010. O ato na arena de futebol marca o início dos cinco dias de homenagens a Mandela, até seu funeral, que ocorrerá somente no domingo (15).

A presidente brasileira discursou durante oito minutos no Soccer City com o auxílio de um tradutor. Em meio à manifestação de pesar pela morte de Mandela, Dilma cometeu um ato falho, referindo-se aos sul-africanos como “sul-americanos”.

Símbolo da luta contra a discriminação racial, Nelson Mandela morreu na quinta-feira (5), em Pretória, aos 95 anos. O corpo do vencedor do prêmio Nobel da Paz de 1993 será enterrado, de acordo com seu desejo, na aldeia de Qunu, localizada na província pobre do Cabo Leste, onde ele cresceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *