Vacinação de sarampo é prorrogada em 16 cidades de Pernambuco
Meta da Secretaria de Saúde é vacinar 95% das crianças dessas cidades.
Bebês com até seis meses de idade também serão imunizados.
As crianças que ainda não se vacinaram contra o sarampo podem participar da campanha até esta sexta-feira (13). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu ampliar o prazo de vacinação para que seja atingida a meta de imunizar 95% do público total, que é de 244.351 crianças. Até agora, já foram vacinadas 89,15% das crianças do estado que têm entre seis meses e cinco anos de idade.
São 16 municípios com prioridade de vacinação em Pernambuco: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Sirinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e Goiana. As cidades têm prioridade porque nos últimos três meses, tiveram casos confirmados de sarampo.
Vale ressaltar que as crianças com seis meses de vida só serão vacinadas nesses locais. Nos demais municípios, a aplicação da vacina continua obedecendo a faixa etária habitual definida pelo Ministério da Saúde – após um ano de vida da criança. A orientação aos pais e responsáveis dos municípios prioritários é levar o cartão de vacinação das crianças.
Sarampo em Pernambuco
Os casos de sarampo confirmados no estado apresentam o vírus do sarampo do genótipo D8, tipo viral que está circulando em países como Inglaterra e Estados Unidos, lugares onde a incidência da doença é elevada. Atualmente, em Pernambuco, há 114 confirmações de sarampo. Em Moreno, Região Metropolitana do Recife, um óbito foi confirmado, de uma criança de sete meses. Ela apresentava outros problemas de saúde associados, como desnutrição e baixa imunidade. O restante dos casos, os pacientes – maioria crianças – eram quadros clínicos de baixa gravidade.
Do G1