Em jogo de início eletrizante, Sport vence, deixa Z-4 e empurra o Vitória
Os 20 primeiros minutos fizeram a lotada Ilha do Retiro pulsar num ritmo mais forte. Em um duelo que lembrou uma final de campeonato – com gol no início, pênaltis perdidos e muita disputa -, o Sport se deu melhor sobre o Vitória. O Leão pernambucano triunfou graças ao gol de Diego Souza, marcado no início da partida. Zé Love e Kieza tiveram a oportunidade de virar, mas desperdiçaram duas penalidades – o primeiro parou em Magrão e o segundo, na trave. Com a vitória, o time pernambucano foi para a 13ª posição, com 37 pontos. Os baianos abrem a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 35.
Antes do duelo começar, sabia-se que o clima era de decisão. A atmosfera da Ilha do Retiro mostrava isso: arquibancadas lotadas, show da torcida e semblante tenso dos jogadores. Mas foi só a bola rolar para ficar claro que o jogo se desenharia muito maior do que aquilo. Logo aos cinco minutos, Diego Souza, em jogada individual, abriu o placar para o Sport e fez a casa rubro-negra explodir. O Vitória não esmoreceu. Cinco depois, o juiz marcou toque de mão de Matheus Ferraz dentro da área: pênalti para os baianos. Zé Love cobrou. Magrão na bola. Pouco depois, o estádio pulsou forte. Outra falta capital foi marcada para o Vitória. O árbitro André Luis Castro apontou escanteio após uma ótima defesa de Magrão. Depois, voltou atrás. Viu falta de Matheus Ferraz sobre Cárdenas. Kieza se apresentou para bater. Na trave. Tudo isso em menos de 20 minutos. Mas o placar não se alterou até o apito para o intervalo.
O que o primeiro tempo teve de transpiração e vontade, a etapa final teve de cautela. Sport e Vitória fizeram um jogo menos corrido, porém, com os donos da casa mais perigosos. Rogério e Apodi perderam boas chances, e o Vitória passou a explorar os contra-ataques, mas sem efetividade, porque o setor ofensivo não se entendia e errava muitos passes. O Sport falhou menos – foi pouco pressionado. No fim, os três pontos importantes para a fuga da degola. E uma Ilha do Retiro aliviada.
O Sport volta a campo às 17h (de Brasília) do próximo domingo. O jogo é contra o líder Palmeiras, em São Paulo. No mesmo dia e horário, o Vitória recebe o Cruzeiro no Barradão.