Atlético-PR vence bem, se firma no G-6 e o Sport não se desgarra do Z-4
Na Baixada, quem manda é o Atlético-PR como provou mais uma vez na vitória de 2 a 0 sobre o Sport, na tarde deste domingo, pela 36ª rodada do Brasileirão. A 15ª vitória em 18 jogos na casa do Furacão foi construída com um gol de André Lima e um pênalti convertido por Thiago Heleno em meio aos 21.576 mil torcedores (renda R$ 472.560 mil) embalando o time do começo ao fim. O Furacão retribuiu a festa com uma atuação segura, vibrante e com amplo domínio em campo, sobretudo no primeiro tempo. (veja os gols da partida no vídeo acima)
O resultado coloca o Atlético-PR na quinta posição com 55 pontos e sem chances de ser ultrapassado por nenhum adversário. Do outro lado, o resultado não foi nada bom para o Sport, que se mantém com 43 pontos, na 15ª posição, e fica mais perto da briga de Vitória (42 pontos) e Inter (39 pontos e um jogo a menos) na confusão da última vaga de rebaixamento.
O Atlético-PR volta a jogar no próximo sábado contra o Corinthians, na partida que pode definir a presença definitiva do Furacão no G6 da Libertadores. O jogo está previsto para as 21 horas. O Sport segue na luta para eliminar os riscos de rebaixamento também no sábado contra o já rebaixado América-MG, às 20 horas, no Independência.
Melhor mandante do Brasileiro, o Atlético-PR não demorou para mostrar ao Sport que a Baixada vibra por apenas um rubro-negro. Após os primeiros minutos em que a equipe pernambucana tentou equilibrar a partida, o Atlético-PR dominou o meio de campo e começou o ataque ao goleiro Magrão. Na primeira jogada bem armada, aos 21 minutos, Nicolas fez ótimo cruzamento na cabeça de André Lima, que finalizou em cima de Magrão. A bola voltou no peito do atacante atleticano, que marcou o primeiro. Pouco depois, aos 33 minutos, o pênalti foi marcado depois de Pablo chutar três vezes ao gol. Na primeira, Magrão defendeu e, na segunda, a bola bateu no braço do zagueiro do Sport. Em meio à confusão, Pablo insistiu pela terceira vez e Samuel Xavier tirou com a cabeça já dentro do gol. No entanto, o árbitro apitou o pênalti, que Thiago Heleno converteu com um chute forte no meio do gol. O primeiro tempo terminou com amplo domínio do Atlético-PR, que teve sete finalizações contra três do Sport e seis chances reais de gol e nenhuma dos visitantes.
Os times voltaram para o segundo tempo com a mesma formação, e o Sport em busca de reação. Diego Souza tentou logo aos sete minutos e mandou pertinho da trave de Weverton,que ainda fez grande defesa no chute à queima roupa de Rithely aos 14 minutos. Com o jogo mais aberto, o Atlético-PR também se aproveitou dos contra-ataques chegando com perigo, mas parando em excelente atuação de Magrão. Prevendo a dificuldade em mudar o placar, o técnico Daniel Paulista fez as três substituições possíveis até os 27 minutos de jogo, mas a situação no placar não mudou até o fim do jogo.