No Recife, HC recebe autorização para abrir residência médica em 2014

Unidade, vinculada à UFPE, recebeu parecer favorável nesta quinta (12).

Únicas exceções são para pediatria e psiquiatria, que estão sob diligência.

A Comissão Nacional de Residência Médica autorizou, nesta quinta-feira (12), o Hospital das Clínicas (HC), na Zona Oeste do Recife, a realizar processo seletivo para programas de residência em 2014. A decisão foi tomada em reunião ocorrida em Brasília. Ainda não há data definida para a publicação do edital de inscrição. Atualmente, o HC possui 215 médicos residentes e 35 programas. O hospital é vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Com a autorização, os programas do HC saíram da modalidade diligência para a modalidade exigência – o que permite a realização do processo seletivo. As únicas exceções são para as residências em pediatria e psiquiatria, que continuam sob diligência e não podem abrir novas vagas. Apesar disso, residentes desses dois programas aprovados em seleção anterior continuam desempenhando atividades na unidade de saúde.

Apesar da aprovação dos programas pela Comissão Nacional, o HC havia sido advertido, em novembro passado, por não atender a uma série de exigências. Problemas estruturais da unidade de saúde foram relatados no parecer da comissão. Entre eles, a precariedade dos elevadores. Na época, dos nove equipamentos existentes no prédio principal, apenas quatro funcionavam. Além disso, quem circulava pelo HC reclamava do mau cheiro de esgoto que saía do subsolo e invadia os corredores.

Na nota divulgada nesta quinta (12), que informa sobre a autorização para a realização do processo seletivo para residência em 2014, a Diretoria do HC, a Reitoria da UFPE e a Coordenadoria de Residência Médica afirmam ter um plano de ação para solucionar os problemas do hospital apontados pela Comissão Nacional.

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *