Racing assusta, mas Boca vence com golaço de Tévez e sobe no Argentino
Em uma noite repleta de homenagens às vítimas do voo da Chapecoense, o Boca Juniors venceu o Racing por 4 a 2 pela 12ª rodada do Campeonato Argentino e assumiu a vice-liderança da competição. Não sem susto, no entanto. Mesmo depois de abrir três gols de diferença, o adversário balançou as redes duas vezes num piscar de olhos e ameaçou estragar a festa no estádio La Bombonera. Só que Carlitos Tévez, num bonito lance, selou a sétima vitória do Boca no torneio.
A partida foi marcada por inúmeros gestos em solidariedade à tragédia da Chape. O Boca Juniors soltou 71 balões verdes no céu em alusão ao número de vítimas, e as duas equipes jogaram com o escudo da Chape estampado no uniforme. Os jogadores também respeitaram um minuto de silêncio antes de rolar a bola.
Com o início do jogo, o Boca logo tratou de abrir o placar. Aos 24 minutos, Fabra saiu sozinho dentro da área depois de uma troca de passes envolvente e deu um toque por cima do goleiro. O zagueiro Insúa, na ânsia de evitar o gol, acabou cabeceando para dentro da própria meta. Bou, no final do primeiro tempo, ainda aumentou a vantagem concluindo da entrada da pequena área: 2 a 0.
O próprio Bou aumentou aos três minutos do segundo tempo após mais uma jogada muito bem trabalhada pelo Boca. Ele aproveitou o bate-rebate e, na frente do goleiro Orión, soltou a bomba no canto. Foi então que o Racing começou a reagir. Num intervalo de poucos minutos, marcou duas vezes, ambas com Lisandro López. E pressionou pelo empate. Mas Tévez, num contra-ataque mortal, invadiu a área, limpou o marcador e colocou no canto. Um golaço.
Com o resultado, o Boca Juniors chegou aos 25 pontos, deixou o San Lorenzo (que perdeu para o Banfield na rodada) para trás e assumiu a vice-liderança do Campeonato Argentino. Está atrás apenas do líder Estudiantes, que tem 27 pontos. O Racing, com 21, está em quinto.
As duas equipes voltam a campo no próximo final de semana, pela 13ª rodada do Campeonato Argentino. No sábado, o Racing enfrenta o Olimpo, às 21h, no Presidente Perón. No domingo, é a vez do Boca Juniors fazer o maior clássico do país diante do River Plate. O duelo será às 18h, no Monumental de Nuñez.