As novidades e perspectivas na educação de Afogados foram tema no Debate das Dez

No Debate das Dez da Rádio Pajeú desta quinta-feira (5), o temas foram: a volta às aulas, as perspectivas e as novidades nas redes estadual e municipal de ensino em Afogados da Ingazeira. Nos estúdios a diretora do Colégio Normal Estadual, professora Edjane Gomes, a diretora da Escola de Referência Monsenhor Antônio de Pádua Santos, Nádia Patrícia, Eliana Rabelo chefe de Inspeção do Município e Edinere Cruz coordenadora local da Escola Integral Padre Carlos Cottart.

A professora Edjane falou sobre o Colégio Normal ter passado a ser uma escola em tempo integral. Ela disse que é um momento de transição em que estão passando a se adaptar. Disse ainda que não parou para pensar no impacto administrativo da mudança, informou que estarão trabalhando com duas escolas, “a escola regular e a escola integral”.

Edjane também informou que os alunos terão a oportunidade de trabalhar com um currículo diversificado, trabalhar com algumas atividades que vão além da parte cognitiva, do conhecimento sistematizado, “que são atividades que nós chamamos de campo de integração”.

Edjane informou ainda que foi autorizado pela Secretaria de Educação a matricula de 180 alunos no ensino médio, “nós já estamos com três turmas formadas e aguardando alguns pais que fizeram a reserva, mas não apareceram para fazer as matriculas”.

A professora Nádia falou sobre o que pode ser esperado em termos de resultados de escolas com tempo integral. Ela disse que com relação às vantagens já vivenciam e experimentam um ensino voltado para resultados imediatos. “Porque quando a gente trabalha com a escola regular são 25h semanais enquanto que com a escola integral são 45h semanais, então já começa a perceber a questão do tempo e o aluno com mais tempo na escola, mais tempo de atividade na parte social, na parte pedagógica, voltada para a parte de ensino e aprendizagem, então realmente o aluno com mais tempo na escola, apresenta um resultado mais positivo”.

Eliana Rabelo falou sobre a preparação da rede municipal para a volta às aulas, considerando a novidade da Escola Padre Carlos Cottart que passa a fazer parte a rede municipal de ensino. Eliana disse que a grande mudança na rede municipal é a escola em tempo integral. Informou que a matricula da zona rural os pais precisam ir a Secretaria de Educação e na sede, nas próprias escolas, tanto para matriculas como para renovação.

Edinere Cruz informou que na Escola Padre Carlos, o processo de divulgação das matriculas foi iniciado em dezembro, a partir de audiência pública que foi realizada na Câmara de Vereadores e em seguida foram feitas reuniões em todas as escolas que tinham turmas do quinto ano “e a partir desse processo iniciamos uma pré-matrícula na Secretaria de Educação pra gente ver a demanda e o interesse da população e ai surpreendeu até as nossas expectativas, porque em menos de uma semana o cadastro de reserva completou, as 105 vagas oferecidas”.

Edinere informou que para atender aos pais que souberam das vagas agora, o que está sendo feito é um cadastro de reserva, que segue a ordem de chegada e na medida em que as matriculas vão sendo confirmadas, vai vendo a possibilidade de remanejar dentro desse cadastro, “infelizmente a gente está com mais de quarenta cadastros de reserva na espera e já estamos no período de matricula para os alunos que estavam dentro das vagas”.

Edjane, Nádia, Eliana e Edinere ainda falaram sobre suporte para crianças com necessidades especiais, transporte escolar para os alunos da zona rural e o programa “Ganhe o Mundo”.

Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *