Gatito Fernández pega 3 pênaltis, e Botafogo avança para a fase de grupos da Libertadores
O Botafogo está na fase de grupos da Libertadores e de forma épica.
A equipe carioca derrotou o Olimpia nos pênaltis por 3 a 1, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, com três defesas do goleiro Gatito Fernández. O time paraguaio lutou muito e conseguiu triunfar durante o tempo regulamentar por 1 a 0, placar suficiente para garantir a definição da vaga para as penalidades, mas sucumbiu nas penalidades.
Marcaram para o Botafogo Camilo, Pimpão e Victor Luís.
Mas o herói foi Gatito Fernádez, que jogou no rival Cerro Porteño e entrou no segundo tempo no lugar do machucado Helton Leite. Ele defendeu os pênaltis de Órtiz, Jorge Mendoza e Benítez. Só Rodi Ferreira marcou para os donos da casa.
No tempo normal, o gol do Olimpia foi marcado aos 34 minutos da etapa final pelo atacante Brian Montenegro. O Botafogo tinha vencido o primeiro jogo, no Rio de Janeiro, por 1 a 0, com um gol de bicicleta de Pimpão. Por isso jogava por um empate ou derrota por um gol de diferença desde que também marcasse (2 a 1, 3 a 2 etc.) para avançar.
Na fase de grupos terá como adversários o atual campeão Atlético Nacional, da Colômbia, o Estudiantes, da Argentina, e Barcelona de Guayaquil, do Equador.
O time carioca já participou da Libertadores em 1963, 1973, 1996 e 2014. A melhor campanha foi na estreia, quando foi eliminado pelo Santos na semifinal. Em 1973, também chegou ao triangular que devia um dos finalistas e foi eliminado.
Em 1996, foi eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final. Já na última participação, em 2014, caiu na fase de grupos, como pior colocado da chave 2.