Taubaté vence Cruzeiro e acaba com a invencibilidade do rival na Superliga
O Taubaté tinha mais de um motivo para querer uma vitória sobre o Cruzeiro na noite desta quarta-feira, 8. Além de permanecer na vice-liderança da Superliga Masculina, os taubateanos queriam encerrar o jejum de vitórias contra o rival e, de quebra, acabar com a invencibilidade deles no nacional. O desejo se transformou em realidade com uma vitória de respeito no ginásio do Abaeté. Apesar de os mineiros terem poupado alguns titulares por já estarem garantidos na liderança, os paulistas souberam se aproveitar disso e foram superiores em quadra. Venceram o confronto por 3 sets a 0, com parciais 25/20, 25/21 e 26/24.
A vitória mexe apenas na pontuação do Taubaté, mas mantém as equipes na mesma colocação que começaram a penúltima rodada da primeira fase. Os taubateanos chegam aos 51 pontos e seguem na vice-liderança. O Cruzeiro é o líder isolado, com 58 pontos.
Como era de se esperar, Taubaté e Cruzeiro começaram o jogo iguais, sem conseguirem se distanciar no placar. A igualdade durou até a casa dos dez pontos, quando os taubateanos passaram à frente e abriram pequena vantagem. Superior, conseguiram se manter à frente e fecharam o primeiro set com vitória por 25 a 20, em 27 minutos.
No segundo set, os visitantes começaram melhores. Quando o placar apontava 5 a 2 para o Cruzeiro, o técnico Cezar Douglas pediu tempo. A pausa acordou o Taubaté, que encostou no marcador. A partida seguiu equilibrada, com os anfitriões administrando curta diferença. Nos minutos finais, os taubateanos se distanciaram mais e venceram por 25 a 21, em 28 minutos de set.
O terceiro set começou da mesma forma que o segundo. Forte nos saques e com boa recepção, o Cruzeiro se manteve à frente nos primeiros minutos. Assim o período seguiu. O Taubaté, com dificuldades para parar os ataques dos visitantes e cometendo erros, não conseguia passar à frente. Mas, no meio do período, o Taubaté engatou uma sequência de pontos e conseguiu virar o placar. E depois de assumir a liderança do marcador, os taubateanos não deixaram a vitória escapar. Venceram o set por 26 a 24, asseguraram a vice-liderança e acabaram com a invencibilidade do Cruzeiro.
A última rodada da Superliga será disputada neste sábado, 11. Às 21h30, o Taubaté visita o Juiz de Fora, em Minas Gerais. O Cruzeiro recebe o Campinas, no mesmo horário, em casa.