Durante chuva forte, homem morre soterrado em Colatina, ES

Defesa Civil disse que duas pessoas estão desaparecidas na região Norte.

Até a tarde desta quarta-feira, 4293 capixabas deixaram suas casas.

Um homem morreu soterrado em Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, por volta de 23h desta quarta-feira (18) em decorrência da chuva.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, uma pedra rolou e atingiu a casa onde a vítima estava. O órgão ainda informou na manhã desta quinta-feira (19) que duas pessoas estão desaparecidas em Nova Venécia e Água Doce do Norte, município do Norte do estado. Até a tarde desta quarta-feira, 4293 capixabas precisaram deixar suas casas após as fortes chuvas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Marcelo Disep, a situação é muito grave nos municípios da Grande Vitória, Colatina, Barra de São Francisco, São Gabriel da Palha, Água Doce do Norte, Nova Venécia, Baixo Guandu e Águia Branca.

O coronel Marcelo Disep informou que uma escola em Vila Paulista, em Barra de São Francisco, no Noroeste, que está com 80 abrigados, está ilhada. Os bombeiros não conseguem chegar até vários lugares que apresentam inundações. “Já solicitamos o helicóptero da Polícia Militar para sobrevoar toda a região Norte. Até o momento conseguimos trabalhar, mas agora vamos precisar de reforços. O exército já está de prontidão, suspendemos os cursos de aperfeiçoamento e vamos colocar na rua 135 alunos bombeiros”, disse o coordenador.

Afetados
Subiu para 4293 o número de capixabas que precisaram deixar suas casas após as fortes chuvas que atingem o Espírito Santo, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual no final da tarde desta quarta-feira (18). São 747 desabrigados, 3546 desalojados e 881 edificações danificadas em todo o estado.

De acordo com o boletim divulgado pelo órgão, os municípios mais afetados são Rio Bananal, Bom Jesus do Norte, Castelo, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Guarapari, Itaguaçu, Águia Branca, Ibiraçu, Itarana, Laranja da Terra, Muniz Freire, Nova Venécia, São Mateus, Vargem Alta, Viana, Vila Velha, Santa Leopoldina e São Domingos do Norte.

Até o fim da tarde desta quarta-feira (18), nove municípios elaboravam documentação para decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública: Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra e São Domingos do Norte.

Volume de chuva
Nos primeiros 17 dias de dezembro choveu 42% a mais do que o esperado para o mês inteiro em Vitória, conforme divulgado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta quarta-feira (18).

De acordo com o órgão, foram registrados 309,2 mm de chuva até esta terça-feira (17), quando o esperado era de 217 mm para todo o mês.

Previsão do Tempo
Segundo o Incaper, a previsão ainda é de alto volume de chuva para os próximos dias. A chuva deve continuar de forma intermitente em todo o estado até domingo (22), podendo intercalar com períodos de sol fraco entre quinta (19) e sexta-feira (20).

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *