Pequenos agricultores recebem crédito rural para financiar produção em Petrolina, PE
Agricultores familiares beneficiados pelo ‘Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf)’ já podem financiar até R$ 250 mil para investir na propriedade rural em que produzem alimentos. Os agricultores de Petrolina, interior de Pernambuco, interessados pelo financiamento devem procurar o Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf) para adquirir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O financiamento é realizado por meio do Banco do Brasil, com taxa de juros que varia entre 2,5% e 5,5% ao ano. Com média de um ano para o início do pagamento, o crédito é visto pela presidente do Sintraf, Isália Damacena, como uma “forma de o agricultor colocar a casa em ordem”. Segundo ela, além de liberar o DAP, o sindicato também disponibiliza gratuitamente, nas segundas e quartas-feiras, um projetista credenciado pelo BB.
“Ele analisa o que a agricultura ou o agricultor necessita para sua roça de modo a fazer uma proposta sólida, objetiva e bem estruturada para o banco”, explica.
Pronaf – O programa financia projetos de infraestrutura e qualificação de produção, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Além de possuir baixas taxas de juros nos financiamentos rurais, tem também, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do país.
Sintraf – O Sindicato dos Agricultores Familiares emite o DAP de acordo com a renda anual e as atividades exploradas pelo requerente. Para facilitar a vida do agricultor, o Sintraf ainda o direciona para as linhas específicas de crédito a que tem direito no Banco do Brasil.
A entidade atende de segunda à sexta-feira, em horário comercial, no centro de Petrolina. Outras informações através do telefone: (87) 3862-1664.