Messi dá show em virada do Barcelona, mas título espanhol fica com o Real Madrid
Engraçado como o Barcelona resumiu toda a temporada em um jogo só. A fragilidade defensiva, que tirou a equipe da Champions e a complicou em tantos outros momentos no Espanhol, se fez presente neste domingo quando o Eibar abriu dois gols de vantagem no Camp Nou. O maior feito do clube no ano foi também um dos capítulos mais emocionantes da história do futebol: a Remontada sobre o PSG, a prova de que nada é impossível e de que o Barça pode reverter situações adversas, seja ela qual for. E o espírito de quem não desiste guiou a equipe para a virada por 4 a 2 – mesmo depois de chances perdidas que beiraram o inacreditável. Além disso, craques como Messi e Neymar, com atuações brilhantes (embora inconstantes), foram o deleite de uma temporada sem grandes conquistas. Neste domingo, o brasileiro não marcou, mas assumiu protagonismo. E o argentino foi gênio como de costume.
Esse ficou com o Real Madrid mesmo. O time merengue, que dependia apenas de si para voltar a vencer o Campeonato Espanhol cinco temporadas depois, venceu o Málaga por 2 a 0 e foi aos 93 pontos, enquanto o Barcelona chegou apenas a 90 com sua vitória sobre o Eibar. Depois de três títulos nas últimas quatro temporadas, o Barça, desta vez, terminou em segundo colocado.
Para variar, Lionel Messi foi o principal jogador do Barcelona neste domingo. A marcação adiantada do Eibar desenhou o ambiente em que ele mais se sente confortável: aquele com poucos espaços, terreno de dribles curtos. É verdade que lhe faltou prudência quando, por exemplo, Suárez rolou a bola, e ele tentou driblar o goleiro em vez de finalizar de primeira. Também desperdiçou um pênalti – esse, muito mais mérito de Yoel Rodríguez do que demérito do argentino. Mas o craque foi lá e deu o troco convertendo o pênalti seguinte (sofrido por Neymar) e anotando um daqueles gols que só vendo para acreditar. Deixou meio time para trás para marcar uma pintura.
O Campeonato Espanhol acabou, mas o Barcelona ainda tem mais um jogo antes de se despedir da temporada. E pode conquistar mais um título. No próximo sábado a equipe enfrenta o Alavés pela final da Copa do Rei.