Adolescentes participam de projeto que visa o fortalecimento da identidade afro-indígena
Além da exibição de filmes, a iniciativa leva debates, oficina de capoeira angola e percussão afro à Casem Casa Amarela
Racismo religioso, extermínio da juventude negra, identidade negra, cultura africana e transfobia são discutidos pelos socioeducandos da Casa de Semiliberdade (Casem) Casa Amarela. A atividade é parte do projeto Cineclube Macaíba, realizada por meio de uma parceria entre a Funase e o Ponto de Cultura Coco de Umbigada, da cidade de Olinda, além do apoio do Grupo de Capoeira Herança de Angola e o Sítio Agroecológico Agatha.
Por meio de exibição de filmes e documentários, debates, oficinas de capoeira angola, percussão afro e de comunicação, o Cineclube explora a sétima arte como uma ferramenta de socioeducação, buscando integrar expressões culturais afro-indígenas. As aulas atendem 10 jovens da unidade, com idades entre 17 e 20 anos. “O projeto surgiu a partir de uma constatação de que temos que levar a cultura para adolescentes vulneráveis. Ela ajuda os jovens a não se desviarem do caminho. Nas oficinas, trabalhamos tanto valores comunitários, quanto valores éticos”, conta Camila Antero, integrante do Ponto de Cultura Coco de Umbigada e coordenadora do projeto.
Com encontros mensais, tendo no total nove meses de duração, a iniciativa visa instigar o empoderamento à cultura afro-indígena, além de resgatar e valorizar saberes tradicionais e o trabalho criativo. “Iniciativas como essa, além de colocar os adolescentes em contato com a cultura, fazem eles se conhecerem, se empoderarem quanto a sua origem e se reconhecerem enquanto sujeito de direito”, explica a coordenadora técnica da Casem Casa Amarela, Mariana Matos.
No cineclube, serão exibidos filmes como “História da Resistência Negra no Brasil”, com direção de José Carlos Asbeg e “Preciosa- Uma História de Esperança”, dirigido por Lee Daniels. Ao longo da parceria, os alunos visitarão a sede do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, onde fica o Cineclube Macaíba, no bairro do Guadalupe, em Olinda.