Funase participa de fórum nacional que debate os desafios e as soluções da socioeducação
Ao todo, 14 estados e o Distrito Federal marcaram presença. Foram abordados temas como tempo de internação e Justiça Restaurativa
Pernambuco, representado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), foi um dos 14 estados, além do Distrito Federal, a participar do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), que aconteceu no Rio Grande do Sul. Nos quatro dias de encontro foram debatidos os desafios e soluções ligadas à gestão e execução de medidas socioeducativas no País, além de trabalhadas questões relacionadas à socioeducação, tempo de internação e justiça restaurativa.
Segundo a diretora geral de política de atendimento (DGPAT) Iris Borges, presente no encontro, esse foi um momento rico, para socializar experiências positivas e também as dificuldades enfrentadas no dia a dia. “Nesse encontro, vimos, de um modo geral, que estamos trilhando os mesmos caminhos que os demais estados para alcançarmos o êxito na socioeducação. Foram levantadas questões muito atuais como Central de Vagas, que vem para ajudar na solução de problemas como a superlotação.”, destacou.
O projeto de Práticas Restaurativas também estava entre os pontos discutidos. “Já temos um projeto-piloto acontecendo no Case Abreu e Lima e que é ainda mais abrangente do que os demais porque, além de fazer as vivências dos círculos de construção de paz, também prevê a capacitação dos operadores do sistema como um todo”, finalizou Iris Borges. Representando Pernambuco, estava também a Secretária Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, Suelly Cysneiros.
Participaram ainda do evento o coordenador Nacional do Sinase, Ricardo Peres, e o deputado federal Pompeo de Mattos, que é responsável por dois projetos relacionados à maioridade penal que tramitam na Câmara dos Deputados. No primeiro dia de encontro os participantes foram recebidos no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, para um almoço com a presença do governador José Ivo Sartori e o ministro da Justiça, Torquato Jardim. Eles também visitaram o Complexo Cruzeiro onde conheceram as unidades CSE, Casef e Case POA 1. Além de Pernambuco e o Distrito Federal, participaram do encontro os estados da Bahia, Santa Catarina, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Amapá, Distrito Federal, Acre, Mato Grosso, Paraná, Amazonas e Rio Grande do Sul.