Botafogo quebra sequência invicta do Sport e ultrapassa rival no Brasileiro
Chegou ao fim a sequência invicta do Sport no Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro não foi páreo para o Botafogo e acabou derrotado por 2 a 1, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no fechamento da 14ª rodada do torneio.
Além de acabar com uma sequência de cinco jogos sem perder, o Botafogo passou o rival na tabela de classificação. Tem agora 22 pontos na sexta colocação, a última posição que dá vaga na próxima Libertadores, enquanto o Sport tem 21 e é o oitavo.
Os gols botafoguenses foram do volante Lindoso, no primeiro minuto de jogo, e do atacante Guilherme, aos 24 da etapa final. O meia Rithely chegou a empatar o confronto aos 8 minutos iniciais, aproveitando rebote de Jefferson.
O Sport despediu-se de uma sequência com quatro vitórias consecutivas e um empate. Os bons resultados tiraram a equipe da parte de baixo da tabela e a colocaram na briga por uma vaga na Copa Libertadores.
A partida foi assistida pelo técnico Tite, da seleção brasileira. Ele disse que gostaria de observar alguns jogadores, mas não confirmou se seriam o meia Diego Souza e o goleiro Jefferson. “Quero ver a atmosfera do jogo. Isso é importante”, limitou-se a dizer.
O Botafogo abriu o placar com um minuto de disputa. O lateral Gilson cobrou falta da esquerda, o zagueiro Carli desviou de cabeça na segunda trave e ajeitou para o meio da área para a cabeçada de Lindoso, com o gol vazio.
O Sport respondeu rapidamente e empatou aos 8. No lance, o meia Everton Felipe cobrou falta da direita, o atacante Roger rebateu mal para o Botafogo e o zagueiro Durval ficou com a sobra. O defensor finalizou e exigiu boa defesa de Jefferson. Mas no rebote o Rithely foi mais rápido do que a zaga e chutou no alto.
Bons lances se seguiram até o intervalo, mas sem que o placar fosse alterado.
inconformado com o empate, o Botafogo avançou a marcação em busca do gol da vantagem. Aos 22, o goleiro Agenor teve de se esticar muito para evitar um gol de cabeça do atacante Pimpão.
Dois minutos depois saiu o gol. Roger passou na esquerda para o atacante Guilherme, que entrou na área e chutou cruzado, vencendo o goleiro Agenor, que estava um pouco adiantado no momento da finalização.
Aos 29, o Botafogo acertou o travessão do Sport, em cabeçada do meia João Paulo.
Na próxima quinta-feira, o Botafogo jogará contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 15ª rodada. No mesmo dia, o Sport receberá o Atlético-GO, na Ilha do Retiro, em Recife, no complemento da rodada.
BOTAFOGO 2 X 1 SPORT
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de julho de 2017, segunda-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro – MG (FIFA)
Assistente: Guilherme Dias Camilo – MG (FIFA) e Pablo Almeida da Costa – MG (CBF)
Renda: R$ 381.865,00
Público: 15.309 pagantes
Cartões amarelos: Roger, Gilson e Leandrinho (Botafogo); Mena, Sander e Samuel Xavier (Sport)
GOLS: BOTAFOGO: Rodrigo Lindoso, a 1min do primeiro tempo; Guilherme, aos 24min do segundo tempo SPORT: Rithley, aos 7min do primeiro tempo
BOTAFOGO: Jefferson, Arnaldo (Luís Ricardo), Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e João Paulo; Marcos Vinícius (Guilherme), Rodrigo Pimpão e Roger (Leandrinho). Técnico: Jair Ventura
SPORT: Agenor, Samuel Xavier, Henriquez, Durval e Sander; Patrick (Thalysson), Rithely, Everton Felipe (Juninho), Mena (Lenis) e Diego Souza; André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo