Oposição de Afogados avalia o ano de 2013 no Debate das Dez
Na série de debates sobre a avaliação do ano de 2013, chegou a vez da oposição de Afogados, que falou sobre encontros, a aproximação entre PT e União Pelo Povo e o futuro.
Representando a oposição, nos estúdios da Pajeú, Jair Almeida (PT), e Ivanildo Valeriano (PSDB).
Por telefone participaram ainda os blogueiros, Júnior Finfa, Itamar França e Mário Martins, que fizeram questionamentos aos convidados.
Acompanhe abaixo trechos do Debate:
Alianças
Jair Almeida
Neste segundo semestre, o PT iniciou uma conversação com Danilo Simões, com o intuito de discutir caminhos comuns ao partido dos trabalhadores e a União Pelo Povo.
É interesse do PT, por exemplo, discutir o palanque da presidente Dilma no município para 2014, deixamos isso bem claro para o Danilo e existe um espaço para a discussão disso pela União Pelo Povo, também temos ai as discussões caso o PT venha a sair com candidatura própria, ou no caso de apoiar a candidatura de Armando, também temos que oficializar essa discussão.
E algo que a gente tem em comum há bastante tempo, é fazer oposição ao governo da Frente Popular, tanto na atual gestão como na anterior, então a gente pretende afunilar esse debate e discutir esses três pontos que são comuns.
Se isso vai indicar uma situação de candidatura unificada do PT e da União Pelo Povo no futuro e em um futuro próximo, que a gente espera que em Afogados tenha uma eleição suplementar, isso ainda não esta na pauta, mas é claro que toda essa aproximação leva a gente a discutir isso, agora, não impede, por exemplo, que o PT tenha a sua independência da candidatura própria e também não impede que a União Pelo Povo, tenha a sua discussão.
O que a gente tem em comum e que temos aprofundado é a oposição contra a Frente Popular em Afogados da Ingazeira e essa discussão a nível estadual e nacional na eleição de governador e presidente.
Candidaturas proporcionais
Jair Almeida
Tradicionalmente nenhum grupo político consegue fechar alianças a nível de deputado estadual e federal, o PT por exemplo na eleição passada teve vários candidatos, a União Pelo Povo também assim como a Frente Popular, isso pra mim já é uma coisa certa de que não vai haver unificação para candidatos a deputados estaduais e federais.
Qual a visão da União Pelo Povo em relação à aproximação com o PT
Ivanildo Valeriano
É uma honra sempre ter mais um aliado na União Pelo Povo para construir e formar uma nova estrutura política no município de Afogados da Ingazeira, todas àquelas vindas são bem aceitas, agora, todas tem que ser bem analisadas, tem que ser levadas para o grupo para que se análise, você também não pode pegar tudo e a todos, tem que haver cautela, tem que se avaliar e tem também os benefícios e as consequências de um grupo de aliar a outro, mas quando você aceita alguém ou um grupo foi avaliado e foi aceito para fazer parte as forças de oposição do município.
Dona Giza, tinha um desejo na eleição de 2012 de compor a sua chapa com o PT, era um dos sonhos que ela tinha, era tão provável que se o PT viesse compor a vice da ex-prefeita, aqueles nomes que foram colocados, eles estavam fora de cogitação até porque seria uma aliança mais ampla, então não foi possível essa construção com o PT, pois o PT decidiu sair com candidatura própria.
O PT junto com a União Pelo Povo, em conversas, dialogando, mostrando que é possível construir essa aliança, deixando as diferenças de lado, ou seja, o PSDB não deixará de ter a sua opinião em relação ao PT assim como o PT também caso se concretize essa união deixar de ter as divergências com o PSDB a nível estadual a nível nacional, mas a questão local é totalmente diferente.
Então se esta havendo esta união é benigna, oportuna e Afogados só tem a ganhar com essa força política.
A participação de Danilo Simões
Ivanildo Valeriano
Danilo é sucessor natural de Dona Giza, não há nenhuma dúvida, na questão de honra, caráter e política, então Danilo disse o seguinte que a candidatura dele é a longo prazo, pois ele tem de zelar pela capacidade profissional dele.
Danilo esta fazendo o trabalho politico mesmo sem sair candidato, ele esta separando o público do privado, ele terá a sua oportunidade, o seu tempo ainda irá chegar, mas não é um tempo breve, é um tempo mais distante e é fundamental a sua participação junto ao grupo União Pelo Povo, a participação dele é fundamental, ele é a nossa peça chave, sem essa chave não abriremos as portas para evoluir e fazer Afogados crescer.
Como a oposição vê a pesquisa do Instituo Múltipla que afere 79% de aprovação a José Patriota
Jair Almeida
Eu vou começar elogiando, acho que a principal obra desse governo é a obra de marketing.
O markerting coordenado por Rodrigo Lima gera essa imagem boa do governo e que a população acaba entendendo que a situação está as mil maravilhas. É difícil aceitar que um prefeito que transporta estudantes em pau-de-arara, coloca pessoas em condições sub-humanas na coleta de lixo, gasta R$ 156 mil com Amupe, paga R$ 200 mil a um show de Amado Batista, demora a entregar casas populares, perfura poços com critérios políticos, dentre outras coisas, mereça essa aprovação.
Ivanildo Valeriano
Eu considero Patriota um prefeito ilegítimo, só vou considera-lo prefeito legitimo quando toda demanda for esgotada na justiça, mas desde o momento que tomei conhecimento de todos os fatos ocorridos durante o período da eleição e principalmente o do domingo, eu disse a Dona Giza várias vezes e disse ao vereador Pedro Raimundo, que eu a minha pessoa considero um prefeito ilegítimo, tá governando porque as leis as normas dão o direito.
Eu posso dizer que ele como cidadão é uma pessoa de bem, pessoa direita, posso dizer que estou incluído nestes 70%, como cidadão como pessoa e nossa obrigação como seres humanos é respeitar o outro.
Eu sinceramente achava que o prefeito Patriota ia dar um avanço, porque se encontrou uma prefeitura, sadia, tranquila como o ex-prefeito aqui disse, porque o município esta parado.
O áudio do debate você acompanha na íntegra logo abaixo: