Afogados: Semana do Bebê tem atividades educativas voltadas para a redução da mortalidade infantil
Dentro da programação da Semana do bebê, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu uma palestra com mães e crianças atendidas pela Unidade Básica de Saúde do São Braz, sobre a importância de uma alimentação saudável para gestantes, mães que estão amamentando e crianças da primeira infância.
A nutricionista Mayara Pires falou sobre a importância da alimentação saudável para o crescimento e formação de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Os profissionais de saúde também promoveram um sorteio de brindes com as crianças e ofertaram um café da manhã para os participantes.
Ainda pela manhã, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos participaram de uma mesa redonda onde puderam debater as estratégias para a prevenção e um melhor diagnóstico das principais enfermidades que atingem as crianças na primeira infância. Os profissionais atuam nas Unidades da atenção básica do município. Eles também discutiram as ações de saúde no pré-natal e a puericultura (acompanhamento das crianças após o nascimento e até os dois anos de idade).
A mesa redonda ocorreu na manhã desta quarta (25), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Após as explanações dos especialistas, os profissionais puderam fazer perguntas e esclarecer eventuais dúvidas, em um debate bastante relevante para a atuação profissional dos mesmos.
A roda de conversa também debateu o cuidado com a mãe durante a gestação e principalmente após o parto. “As mães muitas vezes acabam sendo tratadas de uma maneira diferente. Na maioria dos casos a família só lembra que a mãe tem que amamentar e cuidar do filho, mas esquece de que ela também necessita de atenção e cuidados, evitando que ela possa ter uma depressão pós-parto, por exemplo,” afirmou uma das palestrantes, a psicóloga Erivânia Barros. Também participaram da mesa redonda a Pediatra Micheline Nunes, a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Isabel Rodrigues e as Fisioterapeuta Marília Queiroz e Hianny Narcelly.
Verandílson Zuza, fisioteraupeta e coordenador do Centro de Saúde da Mulher, da criança e do adolescente, destacou a importância da atividade. “Essa mesa redonda faz parte de um processo de educação continuada e buscou melhorar a assistência prestada na atenção básica durante todas as etapas que envolvem a primeira infância, desde a gestação até a criança atingir os seis anos de idade. Uma atividade relevante, que tem por objetivo maior reduzir ainda mais a mortalidade materna e infantil em Afogados,” destacou Verandílson. As duas ações foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Desde 2013, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira já conseguiu reduzir em mais de 65% a mortalidade infantil no município.