Veículo atropela ciclistas em NY; atentado deixa ao menos oito mortos

Do UOl

Ao menos oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas após o motorista de uma caminhonete atingir ciclistas percorrendo quarteirões de uma ciclovia de Manhattan na tarde desta terça-feira (31), segundo o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que classificou o caso como “covarde ato de terror”. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, também chamou o ato de terrorismo.

O incidente ocorreu às 15h05 a alguns quarteirões do prédio do World Trade Center, próximo ao rio Hudson. Ele entrou na ciclovia na West Street, e dirigiu no sentido sul da ilha atropelando as pessoas. Ao deixar a ciclovia, o motorista bateu em um outro veículo –um ônibus escolar. Ele desceu do carro com duas armas –posteriormente, a polícia viu que não eram armas verdadeiras, era uma arma de paintball e uma arma de ar comprimido.

O suspeito foi baleado no abdome pela polícia e preso. Autoridades não irão identificar o autor do ataque em um primeiro momento –foi dito apenas que ele tem 29 anos e está hospitalizado. Segundo a imprensa, o homem foi identificado como Sayfullo Saipov, de Tampa, na Flórida –não há confirmação das autoridades.

Os investigadores evitaram informar sobre o que o homem falou no depoimento dado, mas destacaram que “com base no que ele falou, foi um ato terrorista”.

Dois adultos e duas crianças que estavam no ônibus escolar ficaram feridos. Seis dos mortos, todos homens, morreram no local do atropelamento; duas vítimas morreram no hospital. O número de feridos pode aumentar, já que muitas pessoas deixaram o local sem atendimento médico.

“Com base na informação de que dispomos no momento, trata-se de um ato de terrorismo (…) particularmente covarde”, disse o prefeito democrata durante entrevista coletiva, na qual lamentou “este dia muito doloroso para nossa cidade”.

O governador disse ainda que o policiamento na cidade será reforçado. Segundo Cuomo, o atentado foi cometido por uma só pessoa, de acordo com os dados já obtidos na investigação. Ele também afirmou que não há outras ameaças à cidade relacionadas a este atentado no momento. A polícia confirmou que o desfile de Halloween da cidade será realizado apesar do atentado.

Segundo a imprensa americana, o suspeito teria gritado “Deus é grande” em árabe. Questionada, a polícia disse que não comentará sobre as investigações. Segundo o SITE, portal de monitoramento dos jihadistas na internet, não há nenhuma “movimentação” nas comunicações entre os extremistas, o que indicaria que não há a coordenação de um ataque.

Os primeiros relatos de testemunhas e da imprensa falavam em tiros disparados na região. A área da ocorrência foi isolada pelas forças de segurança, segundo imagens de redes de televisão locais.

A caminhonete era alugada. A empresa Home Depot confirmou a locação do veículo e disse estar colaborando com as autoridades.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou pelo Twitter e disse que o ataque foi cometido por alguém “muito doente e perturbado” e garantiu que será punido com rigor pela lei norte-americana. “NOS EUA NÃO”, finalizou ele.

 

Uma testemunha disse ao ABC Channel 7 que viu uma caminhonete branca se dirigir para o sul pela pista de bicicleta ao longo da West Side Highway a toda velocidade e atingir várias pessoas. A testemunha, um homem identificado com o nome de “Eugene”, afirmou que havia corpos do lado de fora da Stuyvesant High School, uma das escolas públicas de elite da cidade.

(Com agências internacionais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *