Everton e Thonny Anderson dão vitória ao Grêmio contra o Ceará
O Grêmio demorou, mas conseguiu desencantar no Brasileirão após duas rodadas em branco. Diante do Ceará na Arena Castelão, o time gaúcho marcou com Thonny Anderson e garantiu uma importante vitória por 1 a 0. Agora, o Tricolor é o quinto colocado com 12 pontos enquanto o Ceará amarga a penúltima colocação com somente três pontos ganhos e nenhuma vitória no torneio.
Logo aos cinco minutos de jogo, as inversões de jogo rápidas e movimentação gremista fizeram a diferença. Em determinado lance, Everton foi encontrado em condições de avançar pra cima da zaga adversária. O camisa 11 usou sua habilidade e chutou para acertar a trave de Éverson, assustando a torcida da casa.
Os gaúchos insistiam bastante nas jogadas pelo lado esquerdo, na dobradinha Bruno Cortez e Everton, principalmente, pelas tabelas rápidas feitas no setor. Algo que demorou um tempo a ser consertado pelo sistema defensivo do Ceará.
No plano ofensivo, o Alvinegro de Fortaleza praticamente inexistia, já que, nos momentos em que poderia aproveitar os erros de passe do Tricolor gaúcho, o time não tinha agilidade nem efetividade na troca de passes. Assim, o sistema defensivo dos visitantes não passou por dificuldades
Tanto é que, somente aos 23 minutos da etapa inicial, o Vozão teve a possibilidade de conseguir uma finalização minimamente perigosa. Após trabalhar a bola na proximidade da grande área do Grêmio, o volante Juninho conseguiu um chute passando do lado esquerdo da meta de Marcelo Grohe.
A equipe do Sul seguiu com mais posse de bola, entretanto não criou muitas oportunidades de gol. A última aconteceu antes do fim do primeiro tempo em um venenoso chute de fora da área dado por Everton.
Em menos de um minuto da etapa complementar, um lance polêmico. Everton caiu na área após driblar a marcação. O árbitro Wagner Reway marcou, inicialmente, a penalidade, mas, após conversa com o adicional que estava na linha de fundo, ele resolveu voltar atrás na decisão e deu a posse de bola para o Ceará. Atitude gerou revolta nos gremistas.
Apesar das alterações forçadas por lesão nos anfitriões, a dificuldade seguia na criação de jogadas e, sem a bola, o Alvinegro cearense continuava na defesa, à espera de um erro do Grêmio.
A entrada de Thaciano no lugar de André tornou Cícero o homem mais próximo do gol de Éverson. A mudança se mostrou efetiva aos 24 minutos. Após troca de passes pelo lado direito, Thaciano entrou de surpresa na área e bateu forte para grande defesa do camisa 1 do Ceará.
Logo na sequência, o mesmo Thaciano apareceu novamente no ataque e acertou um poderoso chute de fora da área, colocando o goleiro do time da casa em enorme dificuldade para espalmar pela linha de fundo.
A pressão gremista aumentou e Everton fez o goleiro adversário realizar linda defesa em chute dentro da grande área. Aos 35 minutos, o gol do time gaúcho finalmente saiu. Depois de uma arrancada em velocidade, o camisa 11 do Grêmio deu uma assistência ao tocar a meia altura para Thonny Anderson, que entrou no segundo tempo, cabecear para as redes.
Depois do tento dos visitantes, o máximo que o Ceará conseguiu para ameaçar o triunfo do adversário foi um chute a média distância de Douglas Coutinho Marcelo Grohe fez uma defesa em dois tempo
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 X 1 GRÊMIO
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data/hora: 27/05/2018, 19 h
Árbitro: Wagner Reway (FIFA-MT)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS).
Cartões amarelos: Ramiro, Everton (GRE); Richardson, Samuel Xavier, Élton (CEA)
Gols: Thonny Anderson (35’/2°T) (0-1)
CEARÁ: Éverson, Samuel Xavier, Rafael Pereira (Valdo, no intervalo), Luiz Otávio e Romário; Juninho, Richardson e Ricardinho (Douglas Coutinho, aos 23’/2°T); Felipe Azevedo (Hyuri, no intervalo), Elton e Wescley. – T: Jorginho.
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leonardo Moura (Lima, aos 12’/2°T), Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Thonny Anderson, aos 34’/2°T), Jaílson, Ramiro, Cícero e Everton; André (Thaciano, aos 19’/2°T). – T: Renato Portaluppi.