Diaconia reúne lideranças religiosas de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte para refletir sobre o tema Igreja e Justiça Social
Objetivo será inspirar e encorajar a igreja para o serviço diaconal na perspectiva da promoção e defesa de direitos
Desde ontem (29) lideranças religiosas de diversas denominações e diferentes igrejas de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte estarão reunidas no município de Afogados da Ingazeira para participarem do Encontro Interterritorial: Igrejas e Justiça Social. O encontro tem como objetivo inspirar e encorajar a igreja para o serviço diaconal na perspectiva da promoção e defesa de direitos. O Interterritorial acontecerá nas dependências do Hotel Brotas.
Como parte da programação, está prevista uma análise de conjuntura com base no versículo “Não podemos nos calar diante do vimos e ouvimos” (Atos 4:20), onde todos e todas serão provocadas e provocados a lançar um olhar sobre o contexto político, econômico e social dos seus territórios; plenária sobre o papel das igrejas diante das injustiças sociais; visitas às propriedades rurais das famílias assessoradas pela Diaconia; socialização de experiências desenvolvidas por igrejas, grupos e movimentos evangélicos como a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, do Recife; a Rede de Mulheres Cristãs do Pajeú (PE); o Centro de Recuperação Espiritual de Dependentes de Drogas, do Oeste Potiguar (RN); e a Articulação de Juventudes para a Justiça Social, de Fortaleza.
A programação ainda contará com um culto a ser realizado na I Igreja Batista de Afogados da Ingazeira. No último dia, sexta 31, a plenária da manhã será sobre Igreja Diaconal: Caminhos de Reconciliação, tendo como referência o versículo bíblico “Fale a favor daqueles e daquelas que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados” (Provérbios 31:8). Na ocasião serão socializadas, também, experiências da Diaconia que seguem nessa direção de caminhos para a reconciliação. Para encerrar o encontro as lideranças serão convidadas a pensar estratégias e possibilidades conjuntas para servir na perspectiva da promoção da justiça social.
“Durante este encontro Interterritorial esperamos promover a reflexão à luz das Sagradas Escrituras sobre o papel da igreja diante do contexto das injustiças sociais; estimular a articulação entre lideranças evangélicas dos quatro territórios de atuação da Diaconia; e favorecer a troca de experiências entre lideranças evangélicas dos nossos territórios”, afirmou a coordenadora Político-Pedagógica da Diaconia, Waneska Bonfim.