Internautas cobram participação de João Amoêdo em debate da TV Gazeta
Por André Luis
No próximo domingo (9), às 18h, a TV Gazeta, em parceria com o Estadão, Jovem Pan e Twitter, realizará um debate entre os principais candidatos à presidência da república, com a mediação da jornalista Maria Lydia Flândoli.
Segundo a emissora foram convidados à participar os candidatos: Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (PODEMOS), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e Cabo Daciolo (Patriota).
De acordo com a emissora, o debate se dividirá em cinco blocos, sendo que no primeiro e no terceiro os candidatos farão perguntas entre si. No segundo bloco eles responderão perguntas de jornalistas, e no quarto bloco responderão questões de eleitores que irão chegar via Twitter por meio da hashtag #GazetaEstadaoJP. A última parte do debate será destinada às considerações finais.
Chamou a atenção o grande número de pessoas que cobram na postagem sobre o anuncio do debate na página da TV Gazeta no Facebook, a participação do candidato João Amoêdo (Novo). Segundo os internautas a participação de Amoêdo se justificaria, pelo fato de que o candidato se encontra à frente nas pesquisas de outros candidatos que irão participar do debate, como é o caso de Henrique Meireles (MDB), Cabo Daciolo (Patriotas) e Guilherme Boulos (PSOL).
As regras gerais para os debates estão previstas na Lei nº 13.488, sancionada em 6 de outubro do ano passado, mais conhecida como a minirreforma eleitoral, aprovada às pressas por deputados e senadores.
O artigo 46 estabelece o seguinte: “Independentemente da veiculação de propaganda eleitoral gratuita no horário definido nesta Lei, é facultada a transmissão por emissora de rádio ou televisão de debates sobre as eleições majoritária ou proporcional, assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares, e facultada a dos demais (…)”.
João Amoêdo, é o candidato que mais tem crescido nas redes sociais e já conta com 2,2 mi de fãs no Facebook, 169 mil seguidores no Twitter, 419 mil seguidores no Instagram e com mais de 50 mil inscritos em seu canal no Youtube.