Coordenador do Cine Sesi Cultural fala sobre a chegada do projeto em Afogados 

Por André Luis 

Nos próximos dias 28, 29 e 30, Afogados da Ingazeira, recebe o Cine Sesi Cultural, um projeto que leva cinema de qualidade, pipoca e filmes premiados de graça para várias cidades do Brasil. Com 17 anos e 5,2 milhões de pessoas impactadas, o projeto já aportou em cerca de 700 cidades de 12 estados brasileiros. 

Em Pernambuco, o projeto entra na sua 12ª edição e já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas de 118 municípios. No Debate das Dez desta terça-feira (25), o coordenador do projeto, Fernando Vitral, falou um pouco do funcionamento do projeto, de sua importância e como são escolhidas as cidades que receberão o Cine Sesi. 

Fernando disse revelou que Afogados é uma cidade especial para o projeto, pois foram realizadas duas oficinas de animação, na cidade de uma técnica chamada Stop Motion. “Ao todo 25 alunos tiveram a oportunidade de conhecerem um pouco mais de cinema e dois curtas produzidos nestas oficinas serão exibidos durante os três dias do projeto, inclusive sendo que na sexta haverá uma solenidade para entrega dos certificados a esses alunos, que fizeram parte das oficinas”, revelou. 

Falando um pouco sobre as experiências emocionais adquiridas ao longo do projeto, Fernando disse que a experiência vale tanto para o público, quanto para a equipe. Disse que há relatos de pessoas que choram na hora que o projeto vai embora e de pessoa que até se escondem no caminhão para seguirem junto para a próxima cidade. 

“Tem o depoimento de um senhor de 106 anos, que disse que tirando o dia em que as filhas nasceram, aquele foi o dia mais feliz de sua vida, pois nunca tido a oportunidade de ver filme em uma tela de cinema, isso em uma cidade que até a capital daria em torno de 2h de carro”, destacou Fernando. 

Sobre a escolha dos filmes, Fernando disse que são filmes novos, lançados de 2016 pra frente e que com a exceção do filme de domingo, que será o Touro Ferdinando, mas que tem um diretor brasileiro, o Carlos Saldanha, o projeto sempre tenta criar vínculo com o cinema nacional. 

As apresentações iniciam às 18h30, em frente à Catedral Senhor Bom Jesus dos Remédios. A próxima cidade a receber o projeto será Iguaracy. Ouça o debate na íntegra: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *