Fibromialgia: fisioterapeuta fala sobre a doença e dá dicas de tratamentos
Por André Luis
A fisioterapeuta Thayse Vicente, foi a convidada do quadro Fala Doutor, do programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú FM 104,9, com Micheli Martins, desta terça-feira (30). Thayse falou sobre fibromialgia, uma doença difícil de ser diagnosticada e que causa muitas dores no paciente.
Thayse explicou que a fibromialgia é considerada uma doença nova, visto que começou a ter ocorrências de dez anos pra cá. E que é uma doença difícil de diagnosticar com exames, necessitando do relato do paciente para ser diagnosticada.
Segundo a fisioterapeuta, os sintomas da fibromialgia são: dor no corpo todo de forma bilateral, isto é, dos dois lados do corpo no mesmo lugar, por exemplo: se dói o pescoço, dói dos dois lados. “necessariamente o paciente não sente dor em todos os músculos, mas se já tiver de nove a onze pontos de dor no corpo, já pode ser diagnosticado com a doença”, explicou Thayse.
Thayse também informou que são três especialistas que podem diagnosticar a doença: o neurologista, o reumatologista ou o ortopedista; e que não existe exame capaz de diagnosticar a doença: “ressonância, tomografia e raio x não detectam, por ser uma doença muscular. O exame clinico através do relato do paciente é que vai ajudar o profissional a diagnosticar a doença”, informou.
Thayse disse que a principio a doença era associada com o sono, pois a pessoa que não consegue chegar ao sono profundo acorda com dor muscular. E que ainda hoje é uma doença que está sendo estudada.
Thayse falou sobre alguns tratamentos que podem aliviar os sintomas: hidroterapia e hidromassagem em água aquecida, acupuntura e terapias manuais como a osteopatia e a quiropraxia, são técnicas muito boas também, além de atividades físicas e procurar um médico para ser receitado o tratamento medicamentoso. Ouça a íntegra do que disse a fisioterapeuta: