Pelo Twitter, Bolsonaro confirma o astronauta Marcos Pontes como ministro
Por André Luis
Usando a sua conta no Twitter na manhã desta quarta-feira (31), o presidente eleito Jair Bolsonaro, anunciou o tenente-coronel e astronauta Marcos Pontes será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia.
Comunico que o Tenente-Coronel e Astronauta Marcos Pontes, engenheiro formado no ITA, será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. É o quarto Ministro confirmado!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 31 de outubro de 2018
Marcos Cesar Pontes, nasceu em Bauru-SP é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) e atualmente está na reserva. O engenheiro e astronauta Marcos Pontes chegou a ser cotado para vice-presidente de Bolsonaro – cargo que acabou ficando com o general Hamilton Mourão.
Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.
Em 30 de março de 2006 partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7.
Desde 2011, atua como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).